Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13975
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarolinaFaraoniBertanha.pdf568,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação cidadã e conflitos socioambientais : o caso da poluição na Fercal-DF
Autor(es): Bertanha, Carolina Faraoni
Orientador(es): Trigueiro, Michelangelo Giotto Santoro
Assunto: Poluição - aspectos ambientais
Conflito socioambiental
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: BERTANHA, Carolina Faraoni. Participação cidadã e conflitos socioambientais: o caso da poluição na Fercal-DF. 2016. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a relação entre participação cidadã e conflitos socioambientais, especificamente dos moradores da Fercal, localizada no Distrito Federal, quanto aos impactos causados pela poluição gerada na exploração da indústria cimenteira. O estudo mapeia a constituição do conflito socioambiental em questão, assim como a rede de atores envolvidos. A partir da coleta e análise de dados, observou-se que a participação cidadã é incipiente, em decorrência da escassa força política dos moradores diante do poder econômico das fábricas e a omissão do Estado, encontrando na ação da juventude local, entretanto, a possibilidade de mudanças no comportamento da população.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons