Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13973
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HelenRibeirodaSilva.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adoção de tecnologia em hospitais : o caso da adoção do sistema AGHU pelos hospitais universitários do Brasil
Autor(es): Silva, Helen Ribeiro da
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Hospitais - administração
Hospitais universitários
Data de apresentação: 27-Jun-2016
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: SILVA, Helen Ribeiro da. Adoção de tecnologia em hospitais: o caso da adoção do sistema AGHU pelos hospitais universitários do Brasil. 2016. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever como tem ocorrido a adoção do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que está em fase de adoção e implantação nos Hospitais Universitários Federais (HUF) do Brasil desde o ano de 2010, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A abordagem metodológica consistiu em uma pesquisa documental de caráter exploratóriodescritivo, realizada com 15 (quinze) documentos coletados em sites do governo e das organizações alvo da pesquisa. Nos documentos selecionados buscou-se informações a respeito do surgimento do sistema AGHU, as características do sistema do AGHU, os objetivos esperados com a adoção do sistema AGHU e os fatores organizacionais e tecnológicos que influenciaram o processo de adoção e implementação do sistema AGHU. A análise dos documentos foi feita com categorização a priori, com categorias contidas no modelo de adoção de TIC, proposto por Bouwman et al., (2005). Os fatores organizacionais e tecnológicos encontrados e mais proeminentes nas fases de adoção e implementação da TIC analisada foram: estratégia, tomada de decisão, compatibilidade e acessibilidade. Concluiu-se que a adoção e implementação de tecnologias é um processo que deve considerar a presença de fatores que o influenciam, a exemplo das perspectivas organizacional e tecnológica. Por sua vez, é imprescindível realizar o planejamento adequado e possuir o conhecimento prévio dos interesses e necessidades organizacionais, a fim de proporcionar os benefícios esperados durante o processo de implantação de uma determinada TIC.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons