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https://bdm.unb.br/handle/10483/13971
Título: | Ação afirmativa e a questão racial no Brasil : uma análise das percepções de estudantes do Ensino Médio em relação ao sistema de cotas raciais |
Autor(es): | Basílio, Renato Diniz |
Orientador(es): | Collares, Ana Cristina Murta |
Assunto: | Cotas raciais - universidades Programas de ação afirmativa |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 5-Ago-2016 |
Referência: | BASÍLIO, Renato Diniz. Ação afirmativa e a questão racial no Brasil: uma análise das percepções de estudantes do Ensino Médio em relação ao sistema de cotas raciais. 2016. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O sistema de cotas raciais nas universidades brasileiras foi adotado de modo pioneiro pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no ano de 2003. Desde então tem sido objeto de muitos debates, principalmente nos meios midiático, político e acadêmico, cercado de muita controvérsia e um grande dissenso. No contexto da aprovação recente de leis que aprofundaram as políticas de ações afirmativas raciais, além da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do sistema de cotas, em 26 de abril de 2012, este trabalho investiga as percepções em relação ao sistema de cotas raciais daqueles que são os seus potenciais beneficiários: os estudantes de ensino médio da rede pública e privada. Esta monografia faz um estudo comparativo entre as percepções dos alunos de uma escola pública e de uma escola particular de ensino médio do Distrito Federal, a partir da utilização de entrevistas semi-estruturadas individuais e da análise do discurso. A pesquisa analisa a possibilidade do fator racial influenciar na opinião dos estudantes a respeito da política de cotas, além de investigar qual o conhecimento dos mesmos em relação à essa política e como se informam a respeito. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
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