Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicaPereiraGoncalves.pdf908,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividades de inovação : análise de experiências classificadas nos Concursos de Inovação Pública promovidos pela ENAP de 2007 a 2014
Autor(es): Gonçalves, Jéssica Pereira
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Inovação
Setor público
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: GONÇALVES, Jéssica Pereira. Atividades de inovação: análise de experiências classificadas nos Concursos de Inovação Pública promovidos pela ENAP de 2007 a 2014. 2016. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho empenhou-se em identificar as atividades, ferramentas e tipos de inovação nas experiências inovadoras classificadas nos Concursos de Inovação da Gestão Pública, promovidos pela Escola Nacional de Administração Pública [ENAP], de 2007 a 2014, ou seja, da 12ª à 19ª edição. Mediante estudo qualitativo e descritivo, utilizou-se de pesquisa documental para a coleta de informações acerca dos casos e relatórios técnicos de visita, obtidos com a ENAP. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo, feita a partir de categorias ex ante, definidas com base em Bloch (2011), Hughes et al. (2011), e Eggers e Singh (2009); e compilados na Base de Dados InnovaPublic, após triangulação de informações, com auxílio de integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia [NINE] da Universidade de Brasília. Os principais resultados apontam para uma predominância de inovações de produto e de processo, seguidas pelas inovações organizacionais e de comunicação. Ademais, a pesquisa permitiu evidenciar as atividades presentes nas inovações do Setor Público Federal Brasileiro. As atividades de implementação e seleção de ideias foram preponderantes do ciclo de inovação, seguidas pela atividade de difusão e, por fim, de geração de ideias. Considerando as práticas para a inovação, verificou-se a ocorrência de pelo menos cinco ferramentas em cada atividade de inovação, e no geral, houve baixo aproveitamento do potencial total de utilização das práticas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons