Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LudmilaCondeFreitaseSilva.pdf2,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gurus de beleza para seguir no YouTube : um estudo sobre formas de ser, interagir e consumir na rede
Autor(es): Silva, Ludmila Condé Freitas e
Orientador(es): Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto: YouTube (Site de vídeos)
Beleza feminina (Estética)
Sociedade da informação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: SILVA, Ludmila Condé Freitas e. Gurus de beleza para seguir no YouTube: um estudo sobre formas de ser, interagir e consumir na rede. 2016. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A internet, hoje, está presente na vida cotidiana das pessoas determinando modos de pensar, criando novas formas de educação, definindo novos modos de estimular inteligênciasede construir conhecimentos,relações e novos modelos de negócios. O presente trabalho tem comoobjetivo de analisar as interações de YouTubers que falam sobre maquiagem, modaeestilo de vida,por meio de suas produções áudio visuais compartilhadas em seus canais no YouTube. O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos na internet onde usuárias,além de armazenarem seus vídeos e compartilha-los de diferentes maneiras,podem interagir com outras usuárias, seguindo seus canais de interesse, avaliando e compartilhando os vídeos e comentando em suas paginas virtuais. Esse tipo de interação no ciberespaço é tratado nesse trabalho como um caso etnográfico,onde os indivíduosestão constantemente construindo e manipulando suas identidades através de suas interações em plataformas virtuais. Ao identificar as constantes criações, manipulações e negociações de identidades,a partir do discurso das YouTubers e suas trajetórias na plataforma,se verifica que tal processo é um meio de criação de subjetividades no mundo contemporâneo, além de enquadrar essa nova profissão como decorrente dos processos que ocorrem no mundo atual,onde novos modelos de negocio são criados com o advento da Internet e de redes computacionais globais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Graduação em Antropologia Bacharelado, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons