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https://bdm.unb.br/handle/10483/13954
Título: | Obstáculos à gestão do conhecimento em uma unidade acadêmica de uma universidade federal |
Autor(es): | Aguiar, Henrique Cardoso de Faria |
Orientador(es): | Odelius, Catarina Cecília |
Assunto: | Universidades e faculdades públicas Gestão do conhecimento Ensino superior |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 3-Ago-2016 |
Referência: | AGUIAR, Henrique Cardoso de Faria. Obstáculos à gestão do conhecimento em uma unidade acadêmica de uma universidade federal. 2016. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A literatura acerca da gestão do conhecimento (GC) vem apontando como
importante a aplicação de métodos e técnicas da GC no ensino superior, uma
vez que este é um ambiente que trabalha fundamentalmente com o
conhecimento. Com isso, este estudo teve o objetivo principal de identificar os
obstáculos à gestão do conhecimento em uma universidade federal por meio
da percepção de docentes de uma unidade acadêmica, com cursos de
administração, contabilidade e economia. O instrumento utilizado para a coleta
de dados foi o desenvolvido por Eiriz, Simões e Gonçalves (2007) em pesquisa
feita no ensino superior de Portugal. Foram convidados a participar da
pesquisa 142 docentes, porém apenas 34 responderam ao questionário, cujos
dados foram analisados de forma quantitativa, fazendo uso de técnicas
estatísticas descritivas e efetuando cálculos de escores fatores com base na
estrutura fatorial definida pelos autores citados acima. Dentre os principais
resultados, foi constatado que os maiores obstáculos à GC estão relacionados
a questões relativas a recursos organizacionais e ausência de recompensas
concretas que incentivem os docentes a partilharem seu conhecimento.
Quando analisados os resultados em função do curso e do tempo de docência
dos professores, não foram encontradas diferenças na distribuição das
respostas. Recomenda-se aplicar uma pesquisa semelhante também em IES
privadas com intuito de constatar se existem diferenças de percepção e aplicála
de modo mais amplo, inclusive junto à alta administração da instituição, de
modo a permitir subsidiar a implantação de uma política formal de GC. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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