Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MarciaSenna_RenanGarbin.pdf2,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação comparativa entre fontes alternativas de energia considerando incertezas e externalidades
Autor(es): Senna, Márcia Dantas de
Garbin, Renan Figueira
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Energia - fontes alternativas
Energia elétrica - distribuição
Data de apresentação: Dez-2009
Data de publicação: 6-Jan-2011
Referência: SENNA, Márcia Dantas de; GARBIN, Renan Figueira. Avaliação comparativa entre fontes alternativas de energia considerando incertezas e externalidades. 2009. 117 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo, que possui foco no suprimento de energia a cargas isoladas por intermédio do conceito de geração distribuída, tem como objetivo a avaliação econômica de diversas alternativas de atendimento. Desta forma, são avaliadas as alternativas de geração por PCH, eólica, fotovoltaica, e biomassa de cana. Além da comparação com a geração a diesel, atualmente muito utilizada no contexto nacional para tais situações. Sendo assim, este estudo apresenta uma discussão a respeito do tema geração distribuída e a descrição de aspectos atuais a respeito das fontes consideradas, além da descrição da metodologia utilizada para se realizar a avaliação. A avaliação técnico-financeira, realizada por intermédio do levantamento de parâmetros objetivos e de simulações computacionais considerando incertezas, realça a verificação de aspectos de desempenho econômico das diferentes soluções. Sendo que os diversos resultados obtidos em simulações permitem concluir que a metodologia adotada é adequada às intenções de avaliação propostas e a ferramenta elaborada é de extrema valia para a extensão a outros casos de estudo. Entretanto, a simples avaliação técnico-financeira de alternativas de geração se tornou muito disseminada e trivial, sendo necessária então a inclusão de aspectos externos ao tema avaliação econômica de geração de energia. Desta forma, fez-se uso da consideração de externalidades ambientais como diferenciais de custo. A abordagem considerando tais externalidades pode acarretar em significativas alterações na comparação entre as soluções avaliadas. Todavia, a contabilização dos impactos considerados evidencia a maior atratividade na utilização de fontes renováveis de energia em detrimento aos combustíveis fósseis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1395
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.