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https://bdm.unb.br/handle/10483/13943
Título: | A subcultura de consumo dos praticantes de tênis e o descarte de produtos |
Autor(es): | Medeiros, Rebeca Silva |
Orientador(es): | Vieira, Diego Mota |
Assunto: | Consumidores - atitudes Comportamento do consumidor |
Data de apresentação: | 28-Jun-2016 |
Data de publicação: | 2-Ago-2016 |
Referência: | MEDEIROS, Rebeca Silva. A subcultura de consumo dos praticantes de tênis e o descarte de produtos. 2016. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Os consumidores são influenciados por diversos fatores quando o assunto é
decisão de compra, tanto em um contexto individual quanto em um contexto coletivo,
como por exemplo, dentro de uma subcultura de consumo. A área do marketing que
estuda o comportamento do consumidor busca entender não somente o que leva
uma pessoa a consumir um produto, pois o ciclo é completo e vai até o pósconsumo,
onde está a decisão de descarte. Assim, o presente estudo tem como
objetivo analisar como a subcultura de consumo dos praticantes de tênis pode
influenciar no comportamento de descarte de seus membros. O trabalho tem
natureza qualitativa e sua pesquisa foi feita através do estudo quase-etnográfico,
onde foram realizadas observações não participantes do campo, complementadas
com entrevistas em profundidade e registros fotográficos. Os resultados, cujo dados
coletados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo,
mostram os rituais, rotinas, linguagens, modo de expressão e hierarquia dos
membros da subcultura do tênis e como o pertencimento a essa subcultura de
consumo influencia no modo como seus participantes tratam os produtos que
pretendem descartar. O estudo também mostrou que nem sempre o lixo é o destino
final de produtos que tem ligação com a subcultura e com seus membros e que
existem outras formas para realizar o descarte dentro do meio do tênis, como
vender, doar e até mesmo guardar o produto ou material. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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