Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13942
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_OriellyDeLaVegaGalimberti.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A consciência socialmente responsável dos consumidores de produtos de fast fashion frente a aspectos de mercado justo
Autor(es): Galimberti, Orielly De La Vega
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Responsabilidade social
Fast fashion
Trabalho forçado
Consumo consciente
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 2-Ago-2016
Referência: GALIMBERTI, Orielly De La Vega. A consciência socialmente responsável dos consumidores de produtos de fast fashion frente a aspectos de mercado justo. 2016. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Lei Imperial nº 3.353, de 13 de maio de 1888, ou mais conhecida como Lei Aurea, foi o instrumento legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Entretanto, compreendese que a escravidão ainda é uma realidade mundial. A Organização Internacional do Trabalho informou que em 2014 existiam cerca 63 milhões de pessoas que trabalhavam em situações de trabalho forçado e análogo à escravidão. O setor têxtil é responsável em 5% desses trabalhadores. A ONG Repórter Brasil afirma que as marcas de fast fashion são bem recorrentes dessas práticas no Brasil. Assim sendo, este trabalho, de natureza descritiva e qualitativa teve como objetivo fazer um levantamento das atitudes dos consumidores de fast fashion perante aspectos de mercado justo e responsabilidade social, levando em consideração seu entendimento a cerca desses temas e seu cotidiano ao consumir peças de roupas desse mercado. Através de entrevistas individuais semiestruturadas, identificou-se que a consciência socialmente responsável dos consumidores de peças de fast fashion entrevistados frente a aspectos de mercado justo, é muito pequena principalmente por causa da falta de informação dos consumidores frente ao assunto de responsabilidade social, no sentido de que a maioria não sabe das condições trabalhistas que os produtos que consome são feitos e não sabem como proceder para causar um impacto com suas próprias ações. O mesmo acontece com o conceito mercado justo que é pouco conhecido em Brasília. Portanto, entender o comportamento do consumidor de fast fashion frente a aspectos de responsabilidade social e mercado justo pode ser muito interessante para que as empresas deste mercado entendam que a responsabilidade social e o desenvolvimento local, podem ser um fator competitivo, que impulsione a escolha daquela determinada marca pelo consumidor a partir da divulgação de práticas sociais e ações de mercado justo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons