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https://bdm.unb.br/handle/10483/13938
Título: | Reações de usuários às práticas de educação a distância da universidade corporativa de uma instituição financeira |
Autor(es): | Menêses, Manuela da Silva |
Orientador(es): | Ferreira, Rodrigo Rezende |
Assunto: | Universidade corporativa Educação corporativa Educação à distância |
Data de apresentação: | 20-Jun-2016 |
Data de publicação: | 2-Ago-2016 |
Referência: | MENÊSES, Manuela da Silva. Reações de usuários às práticas de educação a distância da universidade corporativa de uma instituição financeira. 2016. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo analisar a reação (positiva, moderada ou negativa)
de uma amostra de trabalhadores usuários às práticas de Educação a Distância (EaD)
empreendidas pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira brasileira.
As Universidades Corporativas e a educação a distância têm ganhado espaço dentro
das organizações e se tornado um caminho robusto para a Educação Corporativa,
capaz de desenvolver competências necessárias aos funcionários de forma flexível,
com formatos variados e inovadores. O método utilizado na pesquisa se baseou em
um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que utilizou como procedimento
técnico o método survey para levantamento de dados e estatística descritiva para
análise dos dados. Participaram da pesquisa 100 funcionários usuários do portal EaD
de uma Universidade Corporativa, que responderam a um questionário fechado, com
escala Likert de concordância com 11 pontos, que contemplou quatro dimensões de
análise: Informática e Recursos Tecnológicos, Aprendizado e Desenvolvimento de
Competências, Motivação para Utilizar o Portal e Interação Pessoal. O programa
SPSS foi utilizado para a análise dos dados coletados. Os resultados obtidos
apontaram uma reação de moderada a positiva em relação à utilização da EaD dentro
da Universidade Corporativa, e demonstraram que a dimensão Informática e Recursos
Humanos teve reações mais positivas e que a Interação Pessoal é a dimensão com
reação mais negativa e que incomoda os usuários. Por fim, foi possível identificar
diversos pontos de semelhança entre a prática organizacional e o que é referendado
na literatura aqui exposta, além de identificar pontos fortes e limites da adoção da EaD
como forma de Educação Corporativa sob o ponto de vista dos usuários. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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