Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13914
Título: | Silêncio na escola : expressão do corpo-estudante no ambiente escolar |
Autor(es): | Guedes, Luênia Graciene Silva |
Orientador(es): | Hartmann, Luciana |
Assunto: | Arte na educação Arte e corpo |
Data de apresentação: | Jun-2016 |
Data de publicação: | 29-Jul-2016 |
Referência: | GUEDES, Luênia Graciene Silva. Silêncio na escola: expressão do corpo-estudante no ambiente escolar. 2016. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esse é o relato de uma descoberta. A descoberta do corpo. Dele no mundo, no
espaço e na escola. Essa descoberta acontece no encontro. No (re)encontro com a
escola. Um encontro que (me) revela as possibilidades políticas e poéticas de expressão
do corpo no espaço escola. Com uma “escrita de si”, como nos apresenta Foucault (2004)
sobre as modalidades de escritos nas quais as reflexões são feitas a partir dos
pensamentos e leituras cotidianas do autor. Desenvolvo aqui um relato confessional, uma
leitura do meu corpo vivendo a experiência de artistaeducadora
na escola. Na primeira
pessoa Eu
tento
revelar o outro, a expressão e a subjetividade do corpoestudante.
Observo o corpo que aprende pelo sentir. Que sentindo ele o é. Olho, interfiro, toco. Toco
o cotidiano dos estudantes anelando propor uma vivência sensorial e corpórea das artes.
Esse relato é fruto da minha experiência como docente numa turma de 7º ano do Centro
de Ensino Fundamental Athos Bulcão CEFAB,
escola pública, localizada no Cruzeiro
Novo em Brasília DF. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2016. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons