Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1390
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_TiagodaSilvaBonfim.pdf9,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de amplificador de baixo ruído em 900 mhz para sistema em chip CMOS
Autor(es): Bonfim, Tiago da Silva
Orientador(es): Costa, José Camargo da
Assunto: Sistema em chip
Circuitos integrados
CMOS (Semicondutores Complementares de Óxido Metálico)
Amplificadores eletrônicos
Data de apresentação: Ago-2010
Data de publicação: 6-Jan-2011
Referência: BONFIM, Tiago da Silva. Projeto de amplificador de baixo ruído em 900mhz para sistema em chip CMOS. 2010. 95 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho apresenta como primeira contribuição uma proposta de amplificador de baixo ruído, realizado em circuito integrado em 900MHz na tecnologia C35B4C3 da AMS, que utiliza uma carga resistiva , dispensando-se assim a utilização de indutores adicionais no projeto. A segunda contribuição diz respeito às técnicas de layout empregadas no projeto. É proposta uma disposição espacial dos elementos constitutivos do LNA que tende a minimizar a figura de ruído do sistema. Além disso, uma capacitância de by-passing é adicionada ao layout de forma a obter uma maior estabilidade com relação a possíveis flutuações na alimentação do circuito; contudo, sem que grandes complicações sejam introduzidas no projeto. Os principais parâmetros de projeto e simulação do LNA foram: figura de ruído, ganho de tensão, impedância de entrada, ponto de intersecção de terceira ordem referido à entrada, potência dissipada e estabilidade. Dentre todos esses parâmetros, o único que não foi completamente satisfeito em relação às arquiteturas típicas de LNAs encontradas na literatura foi a figura de ruído1; entretanto, sabe-se que a justificativa para esse resultado se encontra associada à natureza ruidosa da carga utilizada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1390
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.