Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13897
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarinaOliveiraDuartedaSilva.pdf237,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do consumo de flavonóides no metabolismo de lipídeos de atletas de resistência
Autor(es): Silva, Marina Oliveira Duarte da
Orientador(es): Reis, Caio Eduardo Gonçalves
Coorientador(es): Arruda, Sandra Fernandes
Assunto: Atletas - nutrição
Flavonóides
Lipídios - metabolismo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: SILVA, Marina Oliveira Duarte da. Efeitos do consumo de flavonóides no metabolismo de lipídeos de atletas de resistência. 2016. 19 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: Os flavonoides, classe de polifenóis, podem agir aumentando a beta-oxidação via estimulação simpática, via inibição de enzimas do metabolismo de lipídeos ou via biogênese mitocondrial. Esse efeito seria uma estratégia interessante para atletas de resistência, que precisam de energia por longos períodos de exercício. Objetivo: Analisar os resultados de artigos que avaliaram os efeitos da ingestão de alimentos que contém flavonoides (catequinas e quercetina) sobre a beta-oxidação e o desempenho em atletas de resistência. Métodos: Revisão sistemática da literatura, cuja busca foi realizada em três bases de dados (PubMed, Google Acadêmico e Science Direct), utilizando as palavras-chaves flavonoids, fat metabolism, athletes. Assim foram selecionados 5 artigos experimentais, publicados nos últimos 10 anos, realizados com humanos atletas de resistência e que fornecem alimentos que contém catequinas e/ou quercetina. Resultados: Tsai, et al. (2005) encontraram aumento do colesterol total nos grupos controle e experimental e Eichenberger, Colombani & Mettler (2009) encontraram aumento do HDL nos grupos controle e experimental, enquanto Holden, MacRae & Mefferd (2006), Dean, Brakhuis & Paton (2009) e Eichenberger, et. al (2010) não encontraram efeitos significativos da suplementação. Discussão: O metabolismo de atletas já possui maior capacidade de oxidação de ácidos graxos, logo os efeitos não são percebidos, se comparados com indivíduos não treinados. Além disso, estudos com outras populações ofereceram doses maiores de suplementação. Conclusão: Catequinas e quercetina não têm efeitos significativos sobre o metabolismo de lipídeos de atletas de resistência. Demais trabalhos são necessários para ajustar dose e tempo de ingestão desses flavonoides para verificar possíveis efeitos de aumento da beta-oxidação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons