Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_PedroHenriqueOliveiraRamiro.pdf618,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de acionamento de dispositivos comandado por voz
Autor(es): Ramiro, Pedro Henrique de Olivera
Orientador(es): Romariz, Alexandre Ricardo Soares
Assunto: Reconhecimento automático da voz
Comando de voz
Processamento de sinais
Data de apresentação: 1-Set-2010
Data de publicação: 6-Jan-2011
Referência: RAMIRO, Pedro Henrique de Olivera. Sistema de acionamento de dispositivos comandado por voz. 2010. 45 f. Monografia (Bacharelado em Redes de Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O reconhecimento automático da fala tem sido objeto de estudo há mais de 50 anos e tem grande importância e espaço no mundo atual. Uma das grandes dificuldades encontradas nesta área é sua interdisciplinaridade. A grande maioria dos sistemas implementados no estudo do reconhecimento automático da fala baseiam-se em modelos estatísticos, especialmente em modelos ocultos de Markov (HMM). O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema de acionamento de dispositivos por comando de voz baseado em um sistema de reconhecimento de palavras isoladas que utiliza modelos ocultos de Markov em seu mecanismo. O sistema deve ser capaz de reconhecer dois dispositivos distintos (“Televisão” e “Lâmpada”) e duas ações (“Acionar” e “Desligar”). Uma vez realizado o reconhecimento, dados são enviados ao hardware responsável pelo acionamento por meio da porta USB. Todo o processo será detalhado no decorrer deste relatório.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1389
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.