Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1388
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FabioDias_FernandoPiloni.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de estabilidade transitória em sistemas elétricos de potência
Autor(es): Dias, Fábio Ferreira Gomes
Piloni, Fernando Cardoso
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Energia elétrica - transmissão
Data de apresentação: 8-Set-2010
Data de publicação: 6-Jan-2011
Referência: DIAS, Fábio Ferreira Gomes; PILONI, Fernando Cardoso. Análise de estabilidade transitória em sistemas elétricos de potência. 2010. 60 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever uma metodologia para calcular e apresentar resultados para a análise de estabilidade transitória em sistemas elétricos de potência. Para esta nalidade, foi utilizado o software Matlab®. A resolução das equações diferenciais e algébricas para representar o problema foram realizadas numericamente. Com este objetivo, foram avaliados métodos numéricos usuais, como o de Euler, de Runge-Kutta e o trapezoidal. Para a entrada e a saída de dados foi desenvolvida uma interface grá ca que mostra o diagrama uni lar do sistema e as opções para o usuário entrar com os dados de interesse. Também é mostrada a saída grá ca relativa à simulação. Para avaliar o desempenho da metodologia de cálculo de transitórios eletromecânicos e da interface de entrada/saída de dados, simulações foram feitas em dois sistemas de testes: um com 3 barras e outro com 9.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1388
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.