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Título: Impacto da saúde bucal na qualidade de vida de estudantes das escolas públicas de ensino fundamental da cidade Estrutural - Distrito Federal
Outros títulos: Oral health Impact on the quality of life of students in public elementary schools of Estrutural – Federal District
Autor(es): Pereira, Raquel Marques
Orientador(es): Ribeiro, Ana Paula Dias
Assunto: Qualidade de vida
Saúde bucal
Crianças - cuidados dentários
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 28-Jul-2016
Referência: PEREIRA, Raquel Marques. Impacto da saúde bucal na qualidade de vida de estudantes das escolas públicas de ensino fundamental da cidade Estrutural - Distrito Federal. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetivo Avaliar o impacto das condições sociais e de saúde bucal na qualidade de vida de crianças de 6 a 8 anos das escolas de Ensino Fundamental da Cidade Estrutural (DF). Metodologia O estudo transversal incluiu 484 crianças, de duas escolas públicas. As crianças foram submetidas a exame clínico oral por meio do índice CAST e à entrevista de acordo com o índice de impacto bucal no desempenho diário, Criança-OIDP. Os dados do Criança-OIDP foram comparados aos dados do CAST. Os pais ou responsáveis foram submetidos ao questionário socioeconômico. Os dados foram submetidos à análise bivariada (qui-quadrado) e de regressão logística multivariada. Resultados A prevalência de cárie mensurada pelo CAST foi de cerca de 69% (escore 3-8), 62,19% (301 crianças) apresentaram impacto negativo de saúde oral, nos últimos 3 meses, em pelo menos um dos itens avaliados. O desempenho diário que apresentou maior prevalência de impacto negativo foi o desempenho comer compreendendo 31% da amostra, seguido de sorrir 25,41% e contexto emocional 24,79%. O índice de Child-OIDP indicou que as crianças eram capazes de perceber a influência das condições bucais na sua qualidade de vida. Além disso, tanto a presença de dor (OR: 1,71; IC 95%: 1,03-2,83) como o score CAST individual (OR: 1,11; IC 95%: 1,03-1,21) apresentaram associação significante na qualidade de vida. Com relação às características sócio-demográficas, observou-se que a renda mensal e o relato do filho ter apresentado dor nos últimos 3 meses foram significativamente associadas ao impacto negativo na qualidade de vida das crianças. Conclusão A saúde bucal teve impacto decisivo na qualidade de vida dos escolares da cidade Estrutural, sendo que as atividades de comer, sorrir, seguida por contexto social foram as mais afetadas.
Abstract: Purpose: To evaluate the impact of oral health and social conditions on the quality of life of the elementary school children from Estrutural (DF). Methods: This cross-sectional study comprised of 484 children, from two public elementary schools. Children were submitted to dental examination, using the index CAST and to the interview using the Child-Oral Impact on Daily Performance index. Data from the Child-OIDP were compared to CAST data Besides, the parents answered a socioeconomic questionnaire. Data were submitted to bivariate analysis (chi-square) and multivariate logistic regression. Results: The prevalence of caries measured by CAST was about 69% (score 3-8), 62,19% (301 children) presented a negative impact of oral health on the last 3 months at least in one of the evaluated items. The daily performance that presented the highest prevalence of negative impact was eating comprising 31% of the sample (149 children), followed by smiling 25,41% and emotion 24,79%. The Child-OIDP index indicated that children were able to perceive the influence of the oral conditions on their quality of life. Moreover, both the presence of pain (OR: 1,71; 95% CI: 1,03-2,83) and individual CAST score (OR: 1,11; 95% CI: 1,03-1,21) were significantly associated with daily performance. Conclusions: That oral health has a decisive impact on the daily performance in children of Estrutural, and the performance related to eating, smiling and emotion were the most affected.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
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