Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeboraAlvesdeMatosPontes.pdf573,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação de jovens e adultos : fatores que limitam e potencializam a aprendizagem
Autor(es): Pontes, Débora Alves de Matos
Orientador(es): Campos, Ioneide de Oliveira
Assunto: Inclusão social
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Processo de ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Jul-2016
Referência: PONTES, Débora Alves de Matos. Educação de jovens e adultos: fatores que limitam e potencializam a aprendizagem. 2014. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nos dias atuais, jovens e adultos analfabetos que se sentem excluídos da sociedade procuram no espaço escolar uma oportunidade de aprender a leitura e escrita. Neste percurso, encontram diversas barreiras, mas também fatores que potencializam sua aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi identificar aspectos principais que limitam e potencializam a aprendizagem escolar de jovens e adultos, segundo a concepção dos próprios estudantes do Centro de Ensino Fundamental 404 - Samambaia, escola pública do Distrito Federal. Os dados, coletados por meio da aplicação de um questionário para caracterização dos sujeitos da pesquisa e durante a realização de grupos focais, foram analisados por meio de análise categorial. As categorias para análise foram obtidas através do agrupamento dos discursos dos alunos em núcleos de mesmo sentido, sendo estas contextos de vida nos quais os sujeitos vivenciam suas experiências cotidianas; habilidades cognitivas necessárias para a aprendizagem e aspectos emocionais e ambientais que interferem na aprendizagem.
Abstract: Nowadays, illiterate young adults and adults who feel excluded from society, look at school as an opportunity to learn reading and writing. Along the way, they face multiple barriers, but there are also factors that enhance their learning. This is a qualitative research, that aimed identifying the main factors that limit and enhance the learning for youth and adults, according to the point of view of the students Center Elementary School 404 - Samambaia, public school of the Federal District. Data were collected from a questionnaire to characterize the subjects of the research and during the focus groups, they were analyzed using categorical analysis. The categories for analysis were obtained by pooling the students' discourse in nuclei of the same direction, and these life contexts in which individuals experience their everyday experiences; cognitive skills required for learning and emotional and environmental aspects that impact on learning.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2014.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons