Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FelipeAugustoVicentePereira.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jerosino Pereira : um “pedreiro anônimo” comunista da cidade de Fernandópolis (1912-1994)
Autor(es): Pereira, Felipe Augusto Vicente
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Comunismo
Pereira, Jerosino, 1912-1994
Partido Comunista Brasileiro
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 27-Jul-2016
Referência: PEREIRA, Felipe Augusto Vicente. Jerosino Pereira: um “pedreiro anônimo” comunista da cidade de Fernandópolis (1912-1994). 2016. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho pretende analisar a trajetória de Jerosino Pereira, um pequeno comerciante da cidade de Fernandópolis, preso diversas vezes por ser membro atuante do Partido Comunista nos anos de 1940 e 50. Embasado na obra de Carlo Ginzburg, O queijo e os vermes, esse estudo leva em conta fontes orais recolhidas de sua filha e genro, e autos de processos disponibilizados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo para construir uma abordagem micro-histórica da articulação do comunismo, do anticomunismo e da repressão policial no Brasil em tal período. A abordagem adotada parece ser a mais apropriada por conseguir reverberar a voz dos membros que fazem parte da parcela mais pobre da população, como operários e camponeses, que foram desumanizados pelos números e termos generalizantes das historiografias econômicas e sociais tradicionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Curso de Graduação em História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons