Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13860
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YurideAndradeVoges.pdf239,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento da composição corporal em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 com sobrepeso ou obesidade após 8 semanas de treinamento de força
Autor(es): Voges, Yuri de Andrade
Orientador(es): Dullius, Jane
Assunto: Obesidade
Exercícios físicos
Sedentarismo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Jul-2016
Referência: VOGES, Yuri de Andrade. Comportamento da composição corporal em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 com sobrepeso ou obesidade após 8 semanas de treinamento de força. 2015. 26 f., il. Monografia (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Sendentarismo é um dos maiores problemas de saúde pública em diversos países. A inatividade física é um poderoso fator para o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade no mundo, o que leva também ao aumento de doenças crônicas degenerativas, como o Diabetes Mellitus tipo 2. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento da composição corporal após 8 semanas de treinamento de força. Método: A intervenção contou com 5 participantes homens com diabetes; 64 (54-78) anos; com sobrepeso ou obesidade (classificados pelo IMC como > 25); sem experiência recente com treinamento de força. Os treinamentos aconteceram 3x/sem, alternando entre 2 tipos de treinos para todos os grupos musculares. Resultados: Após 8 semanas de treinamento de força, houve uma redução no percentual de gordura de cada participante. A força máxima dinâminca de membros superiores e inferiores também melhorou em todos os participantes. Conclusão: A partir dos resultados do presente estudo, 8 semanas de treino resistido com cargas que possibilitem o indivíduo a realizar entre 10 e 15 repetições, em circuito, foi um importante estímulo para a redução da massa gorda e também melhorar a força nessa população.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2015.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons