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https://bdm.unb.br/handle/10483/13851
Título: | Perceber 2 : software educacional de atividades para o desenvolvimento da percepção visual de estudantes autistas clássicos |
Autor(es): | Teixeira, Erica Borges |
Orientador(es): | Veneziano, Wilson Henrique |
Coorientador(es): | Pereira, Maraísa Helena Borges Estevão |
Assunto: | Educação especial Autismo Tecnologia na educação Software - desenvolvimento Software educacional |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 26-Jul-2016 |
Referência: | TEIXEIRA, Erica Borges. Perceber 2: software educacional de atividades para o desenvolvimento da percepção visual de estudantes autistas clássicos. 2016. viii, 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é desenvolver um software para tablets que possa contribuir
para o desenvolvimento da percepção visual de estudantes com autismo clássico. Para isso,
foram levantados, junto aos professores especializados, os requisitos educacionais, que são
a base pedagógica deste software. Com os dados coletados na fase de teste em casos reais
de uso em escolas, foi possível perceber o aumento de interesse dos alunos e o entusiasmo
dos professores ao utilizar o software como recurso complementar na aprendizagem em
sala de aula. Concluiu-se, assim, que a tecnologia assistiva é cada vez mais bem recebida
por escolas para melhorar o processo de inclusão digital e social das pessoas com autismo
clássico e pode ser continuamente utilizada nessa área. |
Abstract: | The objective of this work is to develop a software for tablets that can contribute
to the development of visual perception of students with classic autism. Educational
requirements were raised along with specialized teachers forming the pedagogical basis
of this software. With the data collected in the test phase in real use cases in schools,
it was possible to perceive the increase in student interest and enthusiasm of teachers
when using the software as a complementary resource on learning in the classroom. It is
therefore concluded that the Assistive Technology is increasingly well received by schools
to improve the process of digital and social inclusion of people with classic autism and
can be used continuously in this area. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Computação
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