Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1383
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RafaelTrajano_VitorBarros.pdf1,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo preliminar de implantação de parque gerador eólico
Outros títulos: Preliminary wind farm deployment study
Autor(es): Trajano, Rafael Cambraia
Barros, Vítor Castro de Albuquerque
Orientador(es): Camargo, Ivan Marques de Toledo
Assunto: Energia eólica
Energia - fontes alternativas
Recursos energéticos
Data de apresentação: 2-Dez-2009
Data de publicação: 5-Jan-2011
Referência: TRAJANO, Rafael Cambraia; BARROS, Vítor Castro de Albuquerque. 2009. 79 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo preliminar de implantação de um parque gerador eólico com base em um atlas eólico. Inicialmente, são apresentados os conceitos relacionados à geração de energia elétrica através da conversão da energia cinética dos ventos. Após a apresentação dos conceitos é feito um estudo de caso em que se simula a implantação parcial de um parque eólico em um sítio escolhido no Estado da Bahia. O estudo de caso realizado é baseado nos resultados obtidos por uma planilha de cálculos desenvolvida pelos autores com base na revisão bibliográfica do tema. Após a simulação de implantação do parque eólico no sítio escolhido considerando diversos modelos de aerogeradores disponíveis comercialmente, é feita uma comparação dos resultados do sítio escolhido com os resultados de um segundo sítio escolhido. Por fim, faz-se uma comparação entre os dados obtidos com a planilha desenvolvida e os resultados obtidos por um software livre especializado.
Abstract: This work presents a preliminary wind farm deployment study based on a wind atlas. First, electrical energy generation from wind energy conversion concepts are presented. After this presentation, a case study is made by simulating a partial deployment of a wind farm in a chosen site in the state of Bahia, in Brazil. The case study is based on a spreadsheet developed by the authors on the grounds of bibliographic review on the subject. After the deployment simulation is made, considering several wind turbine models commercially available, a comparison between the results from both sites is made. Finally, the results obtained with the spreadsheet developed are compared with the results from a specialized free software.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1383
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.