Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13820
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabianaNarcisodaSilva.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção de aparato experimental para demonstração do efeito fotoelétrico no ensino de ciências
Autor(es): Silva, Fabiana Narciso da
Orientador(es): Maroja, Armando de Mendonça
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Efeito fotoelétrico
Professores - formação
Ciências - ensino - experimentação
Didática
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Jul-2016
Referência: SILVA, Fabiana Narciso da. Construção de aparato experimental para demonstração do efeito fotoelétrico no ensino de ciências. 2015. 31 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Muito se tem falado do uso da experimentação como ferramenta no ensino, pois a mesma proporciona uma ligação entre o conhecimento e a prática. Atualmente, o uso da experimentação ganhou um sentido mais amplo, do qual não se baseia apenas na aplicação e desenvolvimento de experimentos, mas também utiliza de espaços e ambientes virtuais, possibilitando uma comunicação entre fenômeno estudado e realidade. O ensino de ciências vem superando desafios na incorporação de conceitos relacionados à Física Moderna, não somente do ponto de vista da formação de professores como na Educação Básica. Pensando nessa importância, esse trabalho tem como objetivo construir uma proposta de recursos didáticos com ferramentas tanto computacionais quanto experimentais, a fim de demonstrar e elucidar conceitos relacionados ao efeito fotoelétrico no ensino de ciências. Os conteúdos ligados à física moderna não somente ligam o cidadão a realidade tecnológica, mas são também vistos como empreendimento humano na produção da visão crítica. Palavras-chave: efeito fotoelétrico, recursos didáticos, física moderna.
Abstract: Much has been made of the use of experimentation as a tool in teaching, because it provides a link between knowledge and practice. Currently, the use of experimentation gained a broader sense, which is not only based on the application and development of experiments, but also uses spaces and virtual environments, enabling communication between the studied phenomenon and reality. The teaching of science is overcoming challenges in incorporating concepts related to modern physics, not only from the point of view of teacher training and in basic education. Considering this importance, this work aims to build a proposal of teaching resources with both computational and experimental tools in order to demonstrate and clarify concepts related to the photoelectric effect in science education. The contents related to modern physics not only bind citizens to technological reality, but are also seen as human endeavor in the critical vision production. Keywords: photoelectric effect, teaching resources, modern physics.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons