Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13810
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaDelavechiaOliveiraRodrigues.pdf987,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Polímeros retardantes de chama : uma proposta de experimento
Autor(es): Rodrigues, Jéssica Delavechia Oliveira
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Coorientador(es): Sales, Maria José Araújo
Assunto: Polímeros
Química - estudo e ensino
Experimentação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 25-Jul-2016
Referência: RODRIGUES, Jéssica Delavechia Oliveira. Polímeros retardantes de chama: uma proposta de experimento. 2014. vii, 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: É indiscutível á presença de materiais poliméricos em nosso dia a dia da maioria das pessoas, pois muitos dos utensílios e equipamentos que fazemos uso são a base de polímeros. Então, o fato de fazer parte da vida de nossos alunos, torna a polímeros, uma temática contextualmente significativa para ser explorada em aulas de Química. O uso de temáticas proporciona ao ensino de Ciências a possibilidade de discutir aspectos sociais, ambientais, econômicos, subsidiados pelo conhecimento da Ciência. Dentre as estratégias a serem desenvolvidas na sala de aula com temáticas podemos destacar a realização de experimentos como atividades investigativas, buscando ir além da visão macroscópica, ou seja, explorando igualmente explicações microscópicas. O trabalho em questão tem, portanto, como objetivo, propor uma atividade experimental, precedida de um texto contextualizador. O tema á ser discutido é a forma de controle do fogo, com ênfase no uso de polímeros aditivados com retardante de chama. O texto e o experimento mostram, e discutem como se dá o processo de queima, e quais são as possibilidades de retardar, essa manifestação da combustão. O publico alvo do texto e do experimento, são os alunos, do ensino médio, e o material deve ser á ser trabalhado por professores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons