Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_ElioPreto_GladsonMortoza.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Geração de energia elétrica utilizando biomassa
Autor(es): Preto, Elio Veit
Mortoza, Gladson Lima
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Energia - fontes alternativas
Energia da biomassa
Biomassa
Data de apresentação: Ago-2010
Data de publicação: 5-Jan-2011
Referência: PRETO, Elio Veit; MORTOZA, Gladson Lima. Geração de energia elétrica utilizando biomassa. 2010. 82 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Atualmente, a humanidade enfrenta o desafio de suprir suas necessidades energéticas de forma eficiente e sustentável. Esforços em diversas esferas da sociedade são desempenhados na busca por alternativas ao atual modelo de geração e consumo de energia. Nesse contexto, a biomassa é apresentada como uma fonte energética alternativa em relação às fontes energéticas tradicionais usadas em larga escala em todo o mundo. Dessa forma, motivado por esse desafio, este trabalho apresenta uma visão sobre a utilização da biomassa para a geração de energia elétrica. Com a intenção de propiciar uma compreensão do tema, o trabalho apresenta um estudo do estado-da-arte em geração de energia a partir da biomassa, partindo da conceituação da biomassa como fonte energética e seguindo para uma exposição do panorama do uso da biomassa na geração de eletricidade no Brasil. São apresentadas as principais fontes de biomassa com atrativo potencial de exploração, com enfoque em suas capacidades energéticas e oferta disponível para o aproveitamento. Por fim, é apresentada uma exposição relativa ao estado-da-arte das principais rotas tecnológica para o aproveitamento da biomassa na geração de energia elétrica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1381
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.