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Título: Os desafios no ensino e aprendizagem da língua portuguesa no 8º ano do “Colégio Estadual Assentamento Virgilândia”
Autor(es): Araújo Júnior, Nivaldo Bento de
Orientador(es): Mané, Djiby
Assunto: Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Fracasso escolar
Leitura e escrita
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Jul-2016
Referência: ARAÚJO JÚNIOR, Nivaldo Bento de Araújo. Os desafios no ensino e aprendizagem da língua portuguesa no 8º ano do “Colégio Estadual Assentamento Virgilândia”. 2015. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Esta pesquisa aborda os desafios do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de língua portuguesa do 8ª ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Assentamento Virgilândia. Portanto, apresentamos conceitos e discussões a partir deste processo que é fundamental para o sucesso escolar, uma vez que a língua portuguesa é a porta de entrada para a aprendizagem de todo e qualquer conhecimento, seja ele escolar ou não. Entende-se que se a aprendizagem da língua portuguesa não for satisfatória para a formação, e emancipação do conhecimento humano, os alunos podem encontrar dificuldades na aprendizagem das várias disciplinas escolares, e não somente na disciplina de língua portuguesa. Este fato, segundo alguns autores citados neste trabalho e de acordo com a nossa compreensão sobre o assunto caracteriza-se como o fracasso escolar, e é neste contexto que abordamos nesta pesquisa, o ensino de língua portuguesa; as práticas de leitura e escrita; os materiais/recursos didáticos e a utilização de gêneros textuais no ensino de língua portuguesa, com o objetivo de identificar os fatores que interferem neste processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e que propicia com que a escola venha a fracassar na sua função, que é preparar os alunos para a vida. Para realizar esse trabalho, foi feita uma observação da prática de ensino do professor de língua portuguesa e foram realizadas entrevistas por meio de questionário com pais, alunos e professores no intuito de embasar as conclusões desse trabalho. Quanto à fundamentação teórica, recorremos a Bagno (2007), Antunes (2003), Dionísio (2010), entre outros.
Abstract: This research addresses the challenges of teaching and learning process of Portuguese-speaking students in the 8th grade of elementary school of the State Settlement Virgilândia College. Therefore, we present concepts and discussions from this process that is critical to academic success, since Portuguese is the gateway to learning any and all school or not knowledge. It is understood that if learning the Portuguese language is not satisfactory for the formation and emancipation of human knowledge, students could face difficulties in learning the various school subjects, not only in Portuguese of course. This fact, according to some authors cited in this paper and according to our understanding of the subject is characterized as school failure, and it is in this context that we address in this study, the Portuguese language teaching; reading and writing practices; materials / teaching resources and the use of textual genres in Portuguese language teaching, in order to identify the factors that interfere in this process of teaching and learning Portuguese and which provides that the school will fail in its function, which is to prepare students for life. To accomplish this work, an investigation of the Portuguese language teacher teaching practice and were interviewed through a questionnaire was made with parents, students and teachers in order to support the conclusions of this work. As for the theoretical background, we turn to Bagno (2007), Antunes (2003), Dionysus (2010), among others.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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