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Título: Objetos de aprendizagem
Autor(es): Ayub, Adriano de Oliveira Santos
Carvalho, Daniel Siqueira
Teixeira, Ítalo Hauer
Orientador(es): Souto, Virgínia Tiradentes
Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Programação visual
Data de apresentação: Nov-2006
Data de publicação: 29-Jan-2009
Referência: AYUB, Adriano de Oliveira Santos; CARVALHO, Daniel Siqueira; TEIXEIRA, Ítalo Hauer. Objetos de aprendizagem. 2006. 80 f. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo enfatizar a necessidade da programação visual na utilização dos objetos de aprendizagem do RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação). Para isto, realizou-se o estudo e análise da padronização visual dos atuais objetos de aprendizagem do RIVED, com foco no público alvo, e análise intrínseca da usabilidade de suas animações e simulações interativas. Uma vez definidos os pontos críticos, foi elaborada uma lista de pré-requisitos que suprisse as falhas observadas. Em seguida, foi proposto um padrão visual para os módulos e objetos de aprendizagem e criados dois novos objetos de aprendizagem nas áreas de Física e Artes, onde a programação visual foi tratada com o mesmo grau de importância que o design instrucional, o conteúdo e a usabilidade, visando a eficiência e a eficácia da comunicação e, conseqüentemente, o aprendizado. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is aimmed to emphasize the necessity of visual programming on the use of RIVED’s (Virtual Interactive Net of Education) learning objects. For this, the study of visual standardization of current RIVED’s learning objects were done, with focus on the aimmed public, and intrinsic analysis of the usability of its animations and interactive simulations. As the critical points were defined, it was elaborated a list of the prerequisite in order to resolve the observed problems. After that, a visual standard for the modules and learning objects were proposed and two new learning objects, in the areas of Physics and Arts, were created. The visual programming was considered of the same degree of importance as the instrucional design , the content and the usability. Hence, the efficiency and the effectiveness of the communication and, consequently, the learning were maximized.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2006.
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