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Título: Percepção dos adolescentes sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis
Autor(es): Rodrigues, Janaina da Camara Coimbra
Orientador(es): Rodrigues, Lívia Penna Firme
Assunto: Educação sexual para a juventude
Doenças sexualmente transmissíveis - prevenção
AIDS (Doença)
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 22-Jul-2016
Referência: RODRIGUES, Janaina da Camara Coimbra. Percepção dos adolescentes sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. 2015. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: As escolas têm o papel social da educação sexual que é um tema relevante para toda sociedade, já que as doenças infecciosas podem ocasionar epidemias de grande impacto, sendo fundamental que os adolescentes recebam informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce já que apresentam vulnerabilidade. Os objetivos específicos foram identificar qual é a idade em que os adolescentes estão iniciando a vida sexual, verificar se os adolescentes têm conhecimentos sobre comportamento de risco e identificar se nas escolas pesquisadas há atividades de promoção da saúde. Trata-se de metodologia quanti-qualitativa, a coleta de dados se deu através de questionário aberto aplicado a 26 estudantes que cursavam 8º e o 9º do ensino fundamental, as perguntas evolveram conhecimentos sobre comportamento de risco, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), importância do uso do preservativo e atividades desenvolvidas pela escola que abordassem o tema. Nos resultados nota-se que é comum que os adolescentes iniciem a vida sexual antes dos 15 anos; a maioria (69%) dos participantes tem conhecimentos sobre uso do preservativo, DSTs e 61% consideram o uso importante, porém ainda há necessidade de informações referentes a conceitos e comportamento de risco; 88% relataram que as escolas trabalharam o tema e a metodologia de ensino mais utilizada foi tradicional. Conclui-se que a escola vem dando atenção à temática sexualidade, porém não ficou evidente o cumprimento da orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) quanto o tema ser abordada de forma transversal; verificou-se que ensino-aprendizagem ainda permanece voltado para o sistema tradicional; na maioria das atividades escolares não há espaço de discussão onde os alunos tenham oportunidade e liberdade para sanar dúvidas, dá opinião e expor seus sentimentos.
Abstract: Schools have the social role of sex education is an important issue for the whole society, since infectious diseases can cause great impact of epidemics, it is essential that young people receive information about sexually transmitted diseases and teen pregnancy as present vulnerability. The specific objectives were to identify what is the age at which teens are starting sexual life, ensure that adolescents have about risk behavior knowledge and identify whether the schools surveyed for health promotion activities. It is quantitative and qualitative methodology, data collection was carried out through open questionnaire applied to 26 students who attended 8th and 9th elementary school, questions evolved knowledge about risk behavior, sexually transmitted diseases (STDs), importance condom use and activities developed by the school that addressed the issue. The results it can be seen that it is common for teenagers to begin sexual life before age 15; the majority (69%) of respondents have knowledge about condom use, STDs and 61% think the important use, however there is still a need for information regarding concepts and risky behavior; 88% reported that schools worked the theme and the most widely used teaching methodology was traditional. We conclude that the school is giving attention to the theme sexuality, but not the performance orientation was evident the National Curriculum Parameters (NCP) as the theme to be addressed across the board; it was verified that teaching and learning remains facing the traditional system; in most school activities there is no space for discussion where students have the opportunity and freedom to answer questions, give opinions and explain their feelings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015.
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