Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HevaneVirginiadosSantos.pdf958,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ação da terapia através da dança em mulheres depressivas : uma possibilidade terapêutica para a enfermagem
Autor(es): Santos, Hévane Virgínia dos
Orientador(es): Lago, Diane Maria Scherer Kuhn
Assunto: Mulheres - saúde mental
Terapia pela dança
Depressão
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 22-Jul-2016
Referência: SANTOS, Hévane Virgínia dos. Ação da terapia através da dança em mulheres depressivas: uma possibilidade terapêutica para a enfermagem. 2014. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: INTRODUÇÃO: Novas terapias tem sido utilizados para um novo modelo de atenção em Saúde Mental. A Terapia através da Dança, modalidade da Arteterapia, mostra-se sensível às individualidades e subjetividades, ao ambiente social e à capacidade do indivíduo de se relacionar e modificar o seu ambiente. OBJETIVO: Avaliar os efeitos de uma oficina de Terapia através da Dança na promoção do bem-estar psicológico e na diminuição de sintomas depressivos em mulheres. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa-ação, transversal, de natureza qualiquantitativa que, por meio da realização de uma Oficina de Dança, aplicações de instrumentos de avaliação como questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada, Inventário de Depressão de Beck-II e a elaboração da sistematização da assistência de enfermagem com enfoque na elaboração dos diagnósticos de enfermagem, resultou em um estudo de série de casos que traçou a ação comum e as especificidades da terapia estudada em mulheres de 20 a 59 anos com sintomas depressivos. RESULTADOS: percebeu-se uma heterogeneidade no perfil sociodemográfico das participantes; uma maior apropriação do benefício da dança, do CAPS, dos efeitos da medicação e do trabalho da enfermagem após as atividades da oficina; um manejo positivo dos problemas de enfermagem e um aumento nos diagnósticos de bem-estar após a participação na oficina. CONCLUSÃO: Ressalta-se a validade da Terapia através da Dança no manejo dos problemas de enfermagem e na promoção de diagnósticos positivos, a importância da atividade no contexto da depressão e a iminência da apropriação de ambientes terapêuticos diferenciados pelos enfermeiros, assim como de mais estudos científicos sobre a temática.
Abstract: INTRODUCTION: News therapies has been used from the new model of attention in Mental Health. The Dance Therapy, modality of art therapy, is shown sensitive to individuality an subjectivity, to social ambient and to capacity of relate and modify individual’s ambient. OBJECTIVES: Access effects of Dance Therapy workshop on psychological welfare promotion and depression symptoms decrease in woman. METODOLOGY: It is a search-action, transverse, of qualiquantitative nature that, by means of evaluation instrument as sociodemographic questionnaire, Beck Depression Inventory-II and elaboration of a Nurse Assistance Systematization with approach of nurse diagnostics elaboration, resulted a number of cases study, that traced common action and specifies of estudied therapy in woman with 20 to 59 years age, whit depression symptoms. RESULTS: It was realized heterogeneity in a participants sociodemografic profile’s, more appropriation of dance’s beneficity, of CAPS, of medication’s effects and of nurse operation; a positive management of nursing problems and a increase of welfare diagnostics before workshop participation. CONCLUSION: It is noteworthy Dance Therapy validity in a management of nurse problems and positive diagnostics promotion, the importance of activity in a depression context and de imminence of nurse appropriation of differentiated therapeutics environments, as a most scientific studies of theme.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2014.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons