Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13783
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MonalisaMariaMenezesdeAlmeida.pdf659,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ética na administração pública : uma análise da percepção dos servidores efetivos da prefeitura do Cruzeiro do Sul - Acre
Autor(es): Almeida, Monalisa Maria Menezes de
Orientador(es): Abreu, Welles Matias de
Assunto: Administração pública
Gestão de pessoas
Servidores públicos - ética profissional
Ética profissional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Jul-2016
Referência: ALMEIDA, Monalisa Maria Menezes de. Ética na administração pública: uma análise da percepção dos servidores efetivos da prefeitura do Cruzeiro do Sul - Acre. 2015. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015.
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar se a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul - Acre adota como prioridade a ética com vistas a balizar as rotinas diárias de trabalho. Para tanto, foram abordadas as visões dos autores que tratam da temática, bem como realizada coleta de dados, através da aplicação de questionário semiestruturado, direcionado para os servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. No decorrer do estudo, verificou-se a importância da adoção do código de ética por meio da capacitação dos servidores e fiscalização do setor de recursos de humanos, tendo como consequência o aprimoramento dos serviços que são executados e prestados para os usuários do serviço público. Vale ressaltar, que os resultados encontrados demostraram que os servidores da Prefeitura Municipal de Cruzeiro associam o código de ética a uma forma de punição, o que pode ter uma relação direta com o percentual considerável de servidores que informaram não ter passado por nenhum tipo de treinamento relacionado às normas de conduta ética. Assim, destaca-se que a implementação e cumprimento do código de ética deve ser de responsabilidade da administração e dos servidores, tendo como principais beneficiados à sociedade em geral.
Abstract: This research intended to identify if Cruzeiro do Sul City Hall in Acre adopts as priority the ethic in order to mark out the daily work routines. Therefore, it was discussed the visions of the authors who treat the theme, as well as accomplished data collection, through the application of a semi-structured questionnaire, it was directed to the actual Cruzeiro do Sul servers City Hall. During the study, it was check the importance of adopting ethics code by skilled workers and supervision of the human resources sector, as a result the improvement of services that are realize and provided for the public service users. It is noteworthy that the results demonstrated that the servers of Cruzeiro do Sul City Hall connect the ethics of code like a punishment method, which may have a direct relationship with the considerable percentage of servers that reported not having experienced any related training standards and ethics behavior. By the same token, it is emphasized that the implementation and enforcement of ethics code should be the responsibility of management and servers, benefit the whole society.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons