Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FlavioHenriqueBuccosNascimentodeAlmeida.pdf657,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alterações na capacidade funcional em individuos com sobrepeso e obesidade portadores de diabetes tipo 2, após 8 semanas de treinamento de força
Autor(es): Almeida, Flávio Henrique Buccos Nascimento de
Orientador(es): Dullius, Jane
Assunto: Qualidade de vida
Obesidade
Diabéticos
Aptidão física
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Jul-2016
Referência: ALMEIDA, Flávio Henrique Buccos Nascimento de. Alterações na capacidade funcional em individuos com sobrepeso e obesidade portadores de diabetes tipo 2, após 8 semanas de treinamento de força. 2015. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é a forma mais prevalente desta DCNT que atinge mais de 13 milhões de brasileiros, atingindo, principalmente, os mais idosos. DM tem diversas complicações, como a neuropatia periférica, a retinopatia, doenças cardiovasculares, perda de força muscular e a redução da capacidade funcional. O objetivo do estudo foi averiguar se há melhora na capacidade funcional de portadores do DM2, após protocolo de 8 semanas de treinamento de força. Participaram 20 diabéticos, de ambos os sexos, entre 46 e 78 anos, com sobrepeso ou obesidade. Os grupos se exercitavam 3x/semana e foram avaliados nos seguintes testes: testes funcionais de Rikli e Jones (caminhada por 6min; levantar e sentar por 30s; volta ao cone - posicionado a 3m da cadeira, flexão de cotovelo); teste de 1RM e avaliações antropométricas no início e ao fim do programa. Os resultados apresentaram melhora de 80% nos testes de capacidade funcional após o treinamento resistido de 8 semanas. Concluiu-se que este protocolo foi importante para a funcionalidade destes indivíduos e que estudos relacionados com o tema tem como tem como foco o desempenho funcional dessa população.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons