Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13775
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariliaGabrieladeOliveiraRamos.pdf716,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do conhecimento sobre a hepatite B para estudantes do ensino médio : estudo de caso no Centro Educacional 01 de Planaltina-DF
Autor(es): Ramos, Marília Gabriela de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Lívia Penna Firme
Assunto: Doenças transmissíveis
Promoção da saúde
Doenças sexualmente transmissíveis - prevenção
Hepatite B
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 21-Jul-2016
Referência: RAMOS, Marília Gabriela de Oliveira. A importância do conhecimento sobre a hepatite B para estudantes do ensino médio: estudo de caso no Centro Educacional 01 de Planaltina-DF. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Uma das populações mais suscetíveis às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) é constituída por adolescentes por terem, na maioria das vezes, relações sexuais sem o uso de preservativos ou por não terem conhecimento acerca dos métodos contraceptivos adequados. A conscientização para a prevenção das principais doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Contudo, o investimento na educação e na promoção da saúde para a imunização e a conscientização da Hepatite B sofre um déficit por não aprofundar ou até mesmo integrar a abordagem deste tema nas instituições. Este trabalho trata de um estudo de caso, qualitativo-quantitativo, no Centro Educacional 01 de Planaltina-DF, com o objetivo de analisar o conhecimento dos estudantes do ensino médio sobre a hepatite B. Cerca de 41,1% dos estudantes sabem que a hepatite B é uma DST. E 54,9% dos alunos tem a consciência que a hepatite B é transmitida também por relações sexuais sem preservativos, e 39,2% dos estudantes afirmaram que a vacina contra hepatite B é uma forma de prevenção. Em relação aos sintomas, 60,7% dos alunos responderam que não sabem quais são os sintomas e 66,6 também não sabem quais os fatores que podem agravar a doença. Conclui-se que, esses estudantes tem um conhecimento deficiente sobre a hepatite B e as escolas e professores de Ciências Naturais/Biologia necessitam tratar deste tema quando abordarem as DST’s, preferencialmente com metodologias ativas, ou seja, atividades que os estudantes tenham participação efetivamente ativa, como, projetos pedagógicos, feira de Ciências e seminários.
Abstract: One of the most susceptible populations to sexually transmitted diseases (STDs) is made up of teenagers to have, for the most part, sex without using preservative or not having knowledge about proper contraceptive methods. The awareness for the prevention of the main sexually transmitted diseases such as AIDS, is increasingly present in the Brazilian daily. However, investment in education and health promotion for immunization and awareness of Hepatitis B suffers a deficit not deepen or even integrate the approach this subject in institutions. This paper is a case study, qualitative and quantitative, in the Educational Center 01 Planaltina-DF, in order to analyze the knowledge of high school students about hepatitis B. Approximately 41.1% of students know that Hepatitis B is an STD. And 54.9% of the students is aware that hepatitis B is also transmitted through sexual intercourse without condoms, and 39.2% of students said that the hepatitis B vaccine is a form of prevention. For symptoms, 60.7% of students said they do not know what are the symptoms and 66.6 also do not know which factors may aggravate the disease. In conclusion, these students have a lack of knowledge about hepatitis B and schools and teachers of Natural Sciences / Biology need to consider this issue when addressing STDs, preferably with active methods, in others words, activities that students have effectively active participation such as, pedagogical projects, Science Fair and seminars.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons