Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AictyrLomonteTamanaha.pdf218,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de um estudante deficiente intelectual incluído em turma regular do ensino fundamental
Autor(es): Tamanaha, Aictyr Lomonte
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Deficiência intelectual
Ensino fundamental - séries iniciais
Processo de ensino-aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Jul-2016
Referência: TAMANAHA, Aictyr Lomonte. Desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de um estudante deficiente intelectual incluído em turma regular do ensino fundamental. 2015. [25] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse estudo visa analisar os processos de aprendizagem da leitura e da escrita de um estudante diagnosticado como Deficiente Intelectual e que está matriculado em uma turma inclusiva da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Pretende-se, a partir da investigação inicial, realizar um diagnóstico psicopedagógico das dificuldades encontradas por este estudante, e, a partir das informações obtidas, realizar intervenções psicopedagógicas com a finalidade auxiliar na reelaboração dos processos de leitura e de escrita do aluno. Tem-se como objeto central de estudo os processos na leitura e escrita de um estudante diagnosticado com Deficiente Intelectual, incluído em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, que segundo o relato da queixa o aluno é apontado pelo professor como não alfabetizado e encontra-se em situação de defasagem de conteúdos. Como objetivos específicos, pretende-se: (i) analisar se o estudante apresenta na compreensão temporal de fatos (ii) perceber se o estudante compreende o conceito de letra, sílaba e palavra; (iii) aferir em que nível de escrita o estudante se encontra, segundo os estudos da Psicogênese de Emília Ferrero e Ana Teberosky.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons