Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielaMaiadaSilva.pdf805,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepção sobre educação, ciência - tecnologia - sociedade - ambiente, educação ambiental e agroecologia dos estudantes do curso de Ciências Naturais da Universidade de Brasília, campus Planaltina, Distrito Federal
Autor(es): Silva, Gabriela Maia da
Orientador(es): Nobre Júnior, Antonio de Almeida
Assunto: Professores - formação
Ciências Naturais - estudantes
Abordagem CTSA (Ciências/ Tecnologia/Sociedade/ Ambiente)
Sustentabilidade
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Naturais - estudantes
Educação ambiental
Agroecologia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Jul-2016
Referência: SILVA, Gabriela Maia da. Concepção sobre educação, ciência-tecnologia- sociedade- ambiente, educação ambiental e agroecologia dos estudantes do curso de Ciências Naturais da Universidade de Brasília, campus Planaltina, Distrito Federal. 2015. [40] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Esta pesquisa buscou avaliar as concepções que os futuros professores de Ciências Naturais da UnB-FUP possuem sobre os temas: Educação (ED); Ciências-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA); Educação Ambiental (EA) e Agroecologia (AGRO). Essas quatro dimensões são temáticas de fundamental importância socioambiental. Atualmente o mercado demanda educadores em Ciência Naturais que, sobretudo, tem o papel de disseminar informações e facilitar a construção de conhecimentos para a formação de novos cidadãos participativos e críticos da sociedade. O movimento de formação em Ciência- Tecnologia- Sociedade-Ambiente trata de preparar cidadãos que sabem usar as novas tecnologias como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, nas suas diversas dimensões. No quadro de problemas enfrentados pela educação, deve-se ressaltar que a Educação formal e não formal devem favorecer atitudes coerentes entre o pensamento ambiental e o agir de forma ecologicamente correta, criar novos valores das relações sociedade-natureza, em decorrência dos riscos socioambientais provocados pelos interesses econômicos da moderna sociedade capitalista, devido ao uso inadequado dos recursos naturais. A agroecologia permite estabelecer uma relação integrada à educação ambiental, estabelecendo uma visão holística das variáveis econômica, ambiental, social, cultural, política e ética dos sistemas agroalimentares que visam a erradicação da fome. A avaliação da concepção dos estudantes sobre as quatro dimensões temáticas (ED, CTSA, EA, AGRO) foi baseada em questionário semi-estruturado, usando-se critérios da pesquisa quali-quantitativa. As dimensões ED e AGRO foram compostas de duas (2) perguntas. A dimensão CTSA foi composta por três (3) perguntas. E, a dimensão EA foi composta de quatro (4) perguntas. O sistema de indicadores das quatro dimensões foi composto, portanto, com o total de 11 (onze) perguntas objetivas. Os estudantes relataram que existem pontos fortes e fragilidades no curso de Ciências Naturais, o que sugere mudanças para a melhoria do curso; embora, os resultados quantificados demonstrem que o Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Naturais atende as expectativas de formação; isto é, os estudantes de Ciências Naturais apresentaram índice de desempenho global satisfatório, considerando as quatro dimensões em conjunto. Os conhecimentos dos estudantes sobre as dimensões podem ser classificados em ordem decrescente: (i) educação ambiental; (ii) educação; (iii) ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; (iv) agroecologia. Os estudantes do último período obtiveram desempenho global superior em relação ao penúltimo período, o que pode ser justificado por terem maior acúmulo de informações, experiências e conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Ciências Naturais. O sistema de avaliação elaborado para avaliação serviu como instrumento de análise qualitativa e quantitativa de caráter didático-pedagógica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons