Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RaissaBatistaLuaemardeOliveira.pdf735,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os significados do esporte terceirizado para os pais de escolas privadas
Autor(es): Oliveira, Raissa Batista Luaemar de
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Escolas - atividades extracurriculares
Esportes para crianças
Escolas particulares
Educação física
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Jul-2016
Referência: OLIVEIRA, Raissa Batista Luaemar de. Os significados do esporte terceirizado para os pais de escolas privadas. 2015. 61 f. Monografia (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: A terceirização vem como forma de adaptação às mudanças no mercado e, inclusive, as organizações de ensino procuram novos modelos de gestão para permanecerem estáveis. Dessa forma, implantar programas esportivos na escola pode fazer parte da estratégia da instituição, uma estratégia empresarial e educacional. As atividades extracurriculares na escola vêm crescendo por diversos fatores (Carbinatto et al, 2010), sendo assim, o esporte no período de contra turno escolar pode ser uma boa alternativa para todos os envolvidos. Objetivos: Compreender os interesses que levam os pais a matricularem e manterem os filhos em atividades esportivas terceirizadas em escolas privadas de Educação Básica. Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa, utilizando como estratégia metodológica a observação participante, através do contato direto do observador com o fenômeno observado. Foram realizados relatos descritivos das observações em um diário de campo durante todo o período da pesquisa e foram também colhidas informações baseadas na opinião livre do entrevistado, através da entrevista semi-estruturada (gravada). A população é composta por pais de alunos, entre 5 e 10 anos, que praticam futsal e/ou natação ofertadas pela empresa esportiva terceirizada. As observações foram realizadas em uma escola privada do Plano Piloto, no Distrito Federal. Resultados: Em geral, a perspectiva dos pais é melhorar a qualidade de vida dos seus filhos em diversos sentidos, inclusive o bem estar, a diversão, saúde, interação social, entre outras coisas como a disciplina, organização e o respeito que as atividades esportivas conseguem proporcionar, em suas particularidades, para cada aluno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2015.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons