Resumo: | Introdução: A terceirização vem como forma de adaptação às mudanças no
mercado e, inclusive, as organizações de ensino procuram novos modelos de
gestão para permanecerem estáveis. Dessa forma, implantar programas
esportivos na escola pode fazer parte da estratégia da instituição, uma
estratégia empresarial e educacional. As atividades extracurriculares na escola
vêm crescendo por diversos fatores (Carbinatto et al, 2010), sendo assim, o
esporte no período de contra turno escolar pode ser uma boa alternativa para
todos os envolvidos. Objetivos: Compreender os interesses que levam os pais
a matricularem e manterem os filhos em atividades esportivas terceirizadas em
escolas privadas de Educação Básica. Materiais e Métodos: Pesquisa
qualitativa, utilizando como estratégia metodológica a observação participante,
através do contato direto do observador com o fenômeno observado. Foram
realizados relatos descritivos das observações em um diário de campo durante
todo o período da pesquisa e foram também colhidas informações baseadas na
opinião livre do entrevistado, através da entrevista semi-estruturada (gravada).
A população é composta por pais de alunos, entre 5 e 10 anos, que praticam
futsal e/ou natação ofertadas pela empresa esportiva terceirizada. As
observações foram realizadas em uma escola privada do Plano Piloto, no
Distrito Federal. Resultados: Em geral, a perspectiva dos pais é melhorar a
qualidade de vida dos seus filhos em diversos sentidos, inclusive o bem estar,
a diversão, saúde, interação social, entre outras coisas como a disciplina,
organização e o respeito que as atividades esportivas conseguem
proporcionar, em suas particularidades, para cada aluno. |