Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DouglasdaSilvaCosta.pdf492,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conteúdos de ácido e base nos livros didáticos do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Douglas da Silva
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Abordagem CTSA (Ciências/ Tecnologia/Sociedade/ Ambiente)
Livros didáticos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Jul-2016
Referência: COSTA, Douglas da Silva. Conteúdos de ácido e base nos livros didáticos do ensino fundamental. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Pesquisas indicam que estudantes das Séries Iniciais do Ensino Médio, possuem déficit de conhecimento nas áreas pertinentes às Ciências Naturais. A proposta CTSA corresponde a uma integração entre a educação científica, tecnológica, social e ambiental e surge com a inserção dos estudos ambientais e a discussão dos impactos ambientais causados pelo desenvolvimento científicos e tecnológicos. Assim como a abordagem CTSA a experimentação também tem sido apontada como uma estratégia pedagógica que pode auxiliar e facilitar o processo ensino-aprendizagem. O objetivo dessa proposta foi investigar se esse tema é abordado em uma perspectiva CTS/CTSA nos livros didáticos de ciências naturais. Três dos quatro livros analisados apresentaram o conteúdo de ácidos e bases e utilizam experimentos para a demonstração ilustrativa. Quanto ao caráter CTSA dos conteúdos, somente um apresentou uma abordagem mais adequada de acordo com os critérios analisados.
Abstract: Research indicates that students from High School Initial Series, have a lack of knowledge in the relevant areas of Natural Sciences. The CTSA proposal represents an integration of scientific, technological, social, and environmental education and comes up with the inclusion of environmental studies and discussion of the environmental impacts of scientific and technological development. As well as the CTSA approach experimentation has also been identified as a pedagogical strategy that can assist and facilitate the teaching-learning process. The purpose of this proposal was to investigate whether this issue is addressed in a CTS / CTSA perspective in textbooks of Natural Sciences. Three of the four books analyzed showed the contents of acids and bases and used for the experiments illustrative demonstration. As for the CTSA character of the contents, only one had a better approach according to the criteria analyzed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons