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Título: O uso de jogos no ensino de fração aplicados a alunos do 6° ano do centro de ensino fundamental 01 de Planaltina DF
Autor(es): Silva, Katielle Ribeiro da
Orientador(es): Santos, Rogério César dos
Assunto: Jogos
Matemática - estudo e ensino
Matemática - dificuldades de aprendizagem
Ensino fundamental - jogos educativos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Jul-2016
Referência: SILVA, Katielle Ribeiro da. O uso de jogos no ensino de fração aplicados a alunos do 6° ano do centro de ensino fundamental 01 de Planaltina DF. 2015. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O uso de jogos como recursos pedagógicos tem sido visto por vários autores como uma ferramenta eficiente no ensino, principalmente no ensino de matérias ditas "difíceis de aprender" como a matemática. Alguns autores defendem que os jogos estimulam a participação nas aulas, a interação entre os alunos e o desenvolvimento cognitivo e motor dos mesmos. Em vista disso, esse trabalho teve por objetivo verificar se a aplicação de jogos é um método eficiente no ensino de fração, para alunos do 6° ano do Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina - DF. Para cumprimento e análise desse objetivo foi realizada uma metodologia quanti-qualitativa, envolvendo o desenvolvimento e aplicação de dois jogos referentes ao ensino de fração, além do desenvolvimento de um questionário de opinião e de uma avaliação escrita aplicada à duas turmas do referido colégio. Também, foi aplicada uma entrevista semi-estruturada realizada com a professora responsável pelas turmas participantes da pesquisa. Para a análise de dados foram utilizados gráficos e tabelas. Os resultados obtidos mostraram que existem muitas dificuldades envolvidas na aplicação desse recurso e que é possível que o objetivo criado sobre uma aula com o uso de jogos não seja alcançado. Destaca-se ainda a importância da preparação e engajamento do professor que busca por uma aula diferenciada.
Abstract: The use of pedagogic games has been discussed by several authors like a powerful tool in education, especially in “hard subjects” such as mathematics. Some authors argue that games stimulate class participation, the interaction between their cognitive and motor development. This work is to determine whether the use of games in education fraction is efficient, for students of the 6th year of Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina – DF. For the fulfillment of analysis and objectives, a qualitative quantitative research was conducted. Involving the development and application of two games over fraction teaching besides the development of an opinion survey and a written evaluation applied to two classes of that school Also, a semi-structured interview with the teacher responsible for the participating classes the survey was conducted. For data analysis graphs and tables were used. The results showed that there are many difficulties involved in implementing this feature and it is possible that the object created on a class with the use of games is not reached. It also highlights the importance of preparation and teacher engagement that search for a different class.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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