Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13718
Título: | A utilização de histórias em quadrinhos (HQ’s) na problematização de conteúdos de química |
Autor(es): | Passamani, Antenor Nagi |
Orientador(es): | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias |
Assunto: | Aprendizagem Histórias em quadrinhos Atividades lúdicas Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 18-Jul-2016 |
Referência: | PASSAMANI, Antenor Nagi. A utilização de histórias em quadrinhos (HQ’s) na problematização de conteúdos de química. 2016. vi, 130 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A busca por novas formas de ensinar química vem atraindo cada vez mais pesquisadores da
área de ensino de química. As atividades lúdicas têm se mostrado um instrumento de
aprendizagem bem consistente, pois une diversão e prazer ao realizar essas atividades. As
histórias em quadrinhos por serem uma forma de leitura mais simples, com uma forte
representação visual, é um dos tipos de leitura de maior sucesso no mundo, com textos
simples e diretos. Por ser uma atividade lúdica, podemos unir a criatividade e prazer dos
quadrinhos como uma forma de representação social para entender como que os alunos veem
a ciência/química a partir da leitura de uma HQ. Essa união comtemplaria os aspectos
científicos com aspectos visuais, juntamente com a linguagem dos quadrinhos. Com essa
união, queremos entender dos alunos o que eles pensam de química, além de sugerir uma
nova ferramenta para auxiliar nos estudos de e possivelmente suprir algumas necessidades de
aprendizagem que surgem a partir do ensino das disciplinas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons