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Título: Zombicide químico : um jogo de zumbis para trabalhar com situações problemas no ensino de química
Autor(es): Rocha, Júlia Gonçalves da
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Aprendizagem
Jogos educativos
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Jul-2016
Referência: ROCHA, Júlia Gonçalves da. Zombicide químico: um jogo de zumbis para trabalhar com situações problemas no ensino de química. 2016. 34 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Sabemos que os jogos, de uma forma ou de outra, estão presentes na rotina do ser humano desde as civilizações mais antigas. Os jogos sempre passam por adaptações, e têm a tendência de acompanhar os momentos que são vivenciados pela sociedade. Uma das grandes tendências da atualidade é a “moda dos zumbis”, e como era de se esperar, os mais variados tipos de jogos também se apropriaram dessa tendência. Zombicide é um dos principais jogos de tabuleiro sobre zumbis da atualidade. Esse trabalho busca adaptar esse jogo de forma que o mesmo possa ser uma ferramenta para trabalhar com situações problemas no ensino de química. Jogos adaptados para o ensino de química são ferramenta capazes de despertar o interesse dos alunos, mas cabe ressaltar que o interesse não pode ser gerado, ele já existe intrinsecamente, e é de fundamental importância no processo de aprendizagem. As regras são fundamentais no uso de jogos ou atividades lúdicas no ensino, ao passo que estas desempenham o papel de um “contrato social de convivência” entre os participantes. A contribuição dos jogos na melhoria da indisciplina e da falta de interesse se dá por meio das regras do próprio jogo, as quais, todos conhecem e não aceitam que outros alunos a burlem ou usem de trapaças. A adaptação do jogo foi realizada de forma que o jogo ganhou relação com conteúdos da química, mas suas regras e objetivos principais permaneceram os mesmos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
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