Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13672
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarianaCristineMartinsStumpf.pdf251,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da participação em projeto de pesquisa e extensão na formação docente
Autor(es): Stumpf, Mariana Cristine Martins
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências Naturais
Professores - formação
Projetos educacionais
Professores
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Jul-2016
Referência: STUMPF, Mariana Cristine Martins. A influência da participação em projeto de pesquisa e extensão na formação docente. 2015. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: A pesquisa desenvolvida neste trabalho analisou a influência da participação de estudantes de Ciências Naturais em projetos de pesquisa e extensão, no decorrer de suas formações docentes, tendo como objetivo verificar de que maneira esses projetos contribuem para formação dos futuros professores. Para tanto, fez-se uso dos dados fornecidos por 28 (vinte e oito) graduandos e graduados em Ciências Naturais, através de um questionário estruturado onde foram lançados questionamentos acerca do período de participação no projeto, atividades desenvolvidas, contribuições advindas do projeto que faz ou fez parte, dentre outros pontos. Os resultados obtidos demonstraram que a participação em projetos propicia aos estudantes a tomada de conhecimento sobre a realidade escolar, fato este que os auxilia em sua futura prática docente.
Abstract: The developed research in this work analyzed the influence of Natural Science's students' participation in projects of research and extension, during their graduate, having as subject verify which way these projects contribute to the future teachers' formation. To accomplish it, we used data from 28 (twenty-eight) students, those who already have the certificate and the others still on the University, with an organized questionnaire, that contains questions about the time they were in the project, the developed activities, contributions from the project that they belong to or used to belong, and another points of view. The results showed that the participation in projects conducive the students the knowledge about the reality in the schools, fact that assists in their future teaching practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons