Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlbertDomingoCarneiro.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O circo na escola : saberes circenses no contexto educacional
Autor(es): Carneiro, Albert Domingo
Orientador(es): Borges, Cecília de Almeida
Assunto: Arte na educação
Práticas pedagógicas
Circo na escola
Atividades circenses
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 14-Jul-2016
Referência: CARNEIRO, Albert Domingo. O circo na escola: saberes circenses no contexto educacional. 2016. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente pesquisa, intitulada — "O Circo na escola: saberes circenses no contexto educacional" — teve como objetivo a inserção de algumas especialidades do circo como recurso pedagógico na escola, a proposta justificou-se pelos benefícios que as vivências circenses podem proporcionar aos alunos. Além disso, como professor substituto da Secretaria de Educação do Distrito Federal, percebi a necessidade de ser desenvolvido no contexto escolar atividades extracurriculares que envolvessem a consciência corporal, a cooperação, a superação de limites, o respeito mútuo, entre outros aspectos que podem promover o crescimento integral do indivíduo. Para isso, a pesquisa partiu da minha trajetória pessoal na arte circense iniciada por experiências durante à infância. Em seguida, realizei um breve histórico do circo no Brasil, assim como discorri sobre como esta arte vem sendo utilizada em uma perspectiva pedagógica mesmo ainda não fazendo parte oficialmente como componente curricular obrigatório nas escolas públicas. Entre as múltiplas possibilidades que o circo sugere e considerando o meu envolvimento com algumas modalidades específicas como a acrobacia de solo, tecido acrobático e malabarismo, optei por trabalhar com oficinas tendo como base as referidas especialidades. Cabe ressaltar que antes de colocar em prática a proposta no Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, visitei e conheci o trabalho circense desenvolvido na Escola Parque da Natureza de Brazlândia que também serviu como inspiração para as oficinas realizadas — ambas instituições de ensino pertencem à rede pública do Distrito Federal. Em relação aos resultados, acredito que as oficinas cumpriram com a finalidade de possibilitar uma vivência circense capaz de contribuir para o crescimento integral, assim como trabalhar conhecimentos fundamentais tanto dentro da escola quanto no dia-a-dia do aluno.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons