Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasFreitasPereiraCarneiro.pdf2,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Numa folha qualquer eu desenho uma educação diferente! As histórias em quadrinhos no ensino de ciências
Autor(es): Carneiro, Lucas Freitas Pereira
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Educação lúdica
Ciências - estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental)
Histórias em quadrinhos
Atividades lúdicas
Evolução (Biologia)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Jul-2016
Referência: CARNEIRO, Lucas Freitas Pereira. Numa folha qualquer eu desenho uma educação diferente! As histórias em quadrinhos no ensino de ciências. 2015. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O paradigma que rege a sociedade atual considera muito importante o conhecimento científico. É necessário, portanto, a existência de um Ensino de Ciências que promova uma formação para a cidadania. O Ensino Tradicional, conteudista, que considera o aluno como ser passivo e mero receptor de conhecimentos, tem se mostrado pouco adequado para atender essa demanda. Nesta perspectiva, surge a Educação Lúdica, que visa a total entrega do aluno às atividades propostas, dando-lhe protagonismo e proporcionando momentos prazerosos, criando um ambiente favorável para uma aprendizagem significativa. Dentre as várias ferramentas potencialmente lúdicas que podem ser utilizadas, as Histórias em Quadrinhos são o foco deste trabalho, pois possuem várias características positivas para o alcance da ludicidade em sala de aula, dentre as quais podemos destacar seu caráter motivador e divertido, capaz de promover a aprendizagem de várias habilidades além dos conteúdos abordados, como a escrita ou a leitura, etc. O objetivo desse trabalho é a elaboração e análise de Histórias em Quadrinho acerca do tema “Evolução Biológica”, a fim de dar bases epistemológicas para as discussões e ações de professores e pesquisadores.
Abstract: The paradigm who rules the actual society considers the scientific knowledge as very important. Is necessary, therefore, the existence of one Science Education who promotes a formation for citizenship. The Traditional Education, full of contents, who considers the student as passive being and mere receptor of knowledge, is hardly suitable to meet this demand. In this perspective, arise the Ludic Education, aimed at the surrender of the student to the proposal activities, giving him leadership and providing pleasurable moments, creating a favorable ambient for a significant learning. Among the many potentially ludic tools that can be used, the comic books are the focus of this work, because they have many positive character to the extend of ludicity in the classroom, among which we can highlight its motivating character and fun, able to promote the learning of various skills besides those included content, such as writing or reading, etc. The objective of this work is the development and analysis of comic books on the topic “biological evolution” in order to give epistemological basis for discussion and actions of teachers and researchers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons