Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EduardoHenriqueMoraesPropercio.pdf154,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Integração vertical e horizontal nos terminais de contêineres da costa brasileira
Autor(es): Propércio, Eduardo Henrique Moraes
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Setor portuário (Brasil) - integração horizontal
Portos - administração
Comércio
Setor portuário (Brasil) - integração vertical
Setor portuário
Concorrência
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Jul-2016
Referência: PROPÉRCIO, Eduardo Henrique Moraes. Integração vertical e horizontal nos terminais de contêineres da costa brasileira. 2015. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O setor portuário brasileiro movimenta bilhões de dólares por ano e é o maior responsável por viabilizar o comércio do Brasil com o mundo. Dada à importância deste setor, o presente trabalho tem por objetivo verificar a presença de integração vertical e horizontal dos terminais de contêineres da costa brasileira, analisando o seu impacto na concorrência. A metodologia de pesquisa utilizada foi do tipo exploratória, sendo que os dados foram colhidos de várias fontes de informação, já que a maioria dos portos são entidades de capital fechado e, por isso, não publicam a maior parte de suas informações financeiras. Na integração horizontal, foram estudados todos os terminais de contêineres da costa brasileira e constatou-se que não há no Brasil concentração do controle de terminais por operadores portuários de forma a prejudicar a concorrência dado existem vários operadores portuários diferentes detendo os controles dos terminais que compõem os portos brasileiros. Em relação à integração vertical, os resultados incluem algumas das maiores transportadoras do mundo (Maersk, MSC, Hamburg Süd), como detentoras de participações no todo ou em parte de alguns dos terminais de contêineres dos portos brasileiros.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons