Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThaisCostaOliveiraCalheiros.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ateliê itinerante : projeto vivo em busca de encontros
Autor(es): Calheiros, Thaís Costa Oliveira
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Arte - estudo e ensino
Ateliês
Espaço (Arte)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Jul-2016
Referência: CALHEIROS, Thaís Costa Oliveira. Ateliê itinerante: projeto vivo em busca de encontros. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A investigação buscou reaproximar os campos do ensino de artes visuais e a produção poética em um espaço cultural e educacional não institucionalizado, tendo a linguagem da escultura como cerne e a montagem de um ateliê itinerante como prática central. Entre os objetivos do trabalho desenvolvido estão a compreensão do papel do arte-educador e do artista na contemporaneidade, o levantamento de experiências outras nas artes visuais (recorte temporal do modernismo à arte contemporânea) que se relacionam com a proposta e a organização de ateliê itinerante. Foram tomados como base teórica: a Estética Relacional de Nicolas Bourriaud; Education For Socially Engaged Art, de Pablo Helguera e Artificial Hells: Participatory art and the politics of spectatorship, de Claire Bishop. A metodologia de pesquisa seguiu a linha de pesquisa qualitativa baseada nas artes (PBA ou IBA) à realização de prática. A partir dessa investigação foi possível levantar questionamentos sobre processos pedagógicos, interdisciplinaridade, relação entre ensino e produção artística e como ambas as práticas podem alimentar-se mutuamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons