Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RayanneFerreiraLopes.pdf6,87 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorLopes, Rayanne Ferreira-
dc.identifier.citationLOPES, Rayanne Ferreira. Análise de concursos públicos para docentes: perspectivas para o professor polivalente. 2014. 61, 10 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo central analisar as formas de ingresso na carreira docente e sua relação com a construção da profissionalidade docente do professor que atua nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, buscamos, com base numa abordagem quantitativa e qualitativa, analisar a produção de estudos sobre concursos públicos para professores da Educação Básica em teses e dissertações publicadas no período de 2006 à 2014 nos seguintes bancos de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Banco de Teses da CAPES e Portal de Periódicos da CAPES. Procuramos, ainda, apreender as relações entre o processo de seleção com a construção da profissionalidade daquele professor a partir da análise dos editais dos concursos públicos realizados no período de 1996-2014 no Distrito Federal para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Baseamos-nos, teoricamente, nos estudos sobre profissão, profissionalização e polivalência de Ramalho, Nunez e Gauthier (2006), Lima (2007) e Cruz (2012). Os resultados indicaram uma baixa incidência de trabalhos dentro da temática (1,96% do total de 357 trabalhos publicados no período), sendo que os estudos concentram-se em análises dos conteúdos inscritos nas provas e nos editais dos concursos públicos para docentes, tendo poucos trabalhos que buscam contextualizar o modelo de seleção e suas implicações na carreira docente e analisar o concurso público a partir da caracterização e percepção do professor ingressante. Dentre os trabalhos levantados, foi ausente a discussão sobre o ingresso do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal constatação, revoga a importância de compreender o seu processo de seleção e ingresso na carreira polivalente. Ao se discutir a construção da profissionalidade polivalente dos professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental a partir dos editais de concurso público para professores titulares, observa-se que esse conjunto de conhecimentos que definem um corpus de saberes para uma prática profissional específica define "o que é" e determina "o que deve ser" a profissão, no entanto, a construção da profissionalidade polivalente requer um olhar ampliado para além de um somatório de disciplinas. Esse deve estar presente na formação, seleção e atuação dos professores para um processo de reconhecimento de saberes próprios que o identifiquem e se identifiquem. Diante desse aspecto, apontamos que essa característica se encontra distante dos saberes que selecionam os professores para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme nossas análises ancoradas nas fontes de pesquisa adotadas nessa pesquisa atestaram.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAnálise de concursos públicos para docentes : perspectivas para o professor polivalenteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-07-11T20:33:20Z-
dc.date.available2016-07-11T20:33:20Z-
dc.date.issued2016-07-11T20:33:20Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13604-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectConcursos públicosen
dc.subjectProfessoresen
dc.subjectProfessores - prática profissionalen
dc.description.abstract1This study aims analyze the forms of entry into the teaching career and its relation with the professional teaching construction who works in the early years of elementary school. Therefore, we seek, based on a quantitative and qualitative approach, to exam the studies’ production about official examination for public elementary school teachers in theses and dissertations published in the period from 2006 to 2014 in Banco Digital de Teses e Dissetações, Banco de Teses da CAPES and Portal de Periódicos da CAPES. We research yet the relationships between the selection process with the professional teaching construction in public announcement of examination for teacher’s of elementary school made in the period from 1996 to 2014 in the Distrito Federal (Brazil). We base theoretically in studies on profession, professionalization and polyvalence of Ramalho, Nunez and Gauthier (2006), Lima (2007) and Cruz (2012). The results indicate a low incidence of studies about this theme (1.96% of the total of 357 works published in the period), and the studies are focused on analysis of the contents entered in evidence and in public notices for teachers, having few works which seek to contextualize the selection model and its implications on teaching career and examine the official examination from the characterization and perception of entrant teacher. Among the works raised is missing the discussion about the elementary school teachers, it revokes the importance of understanding the process of selection and admission in polyvalent career. To discuss the polyvalence professionality construction in the teachers that act in the elementary school as from the public announcement of examination for titular teachers show this set of information that define a corpus of knowledge for a specific professional practice defines "what is" and determines "what should be" the profession, however, the polyvalence professionality construction requires an extended look in addition to a sum of disciplines. It must be present in the teachers’ training, selection, and expertise for a process of recognition of own knowledge which identify yourselves and identify themselves. Thus, we point out that this characteristic is remote from knowledge that select teachers to work in the early years of elementary school, as our analysis anchored in research sources adopted in this study attested.en
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons