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Título: Formação integrada e emancipadora de acesso ao ensino superior (FORMANCIPA) e os desafios do ensino médio
Autor(es): Santos, Carem Tamiris Oliveira dos
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Programa Formancipa (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior)
Ensino médio
Universidades e faculdades - ingresso
Extensão universitária
Distrito Federal (DF) - entorno - escolas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: SANTOS, Formação integrada e emancipadora de acesso ao ensino superior (FORMANCIPA) e os desafios do ensino médio. 2015. xii, 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a reestruturação do Ensino Médio, o processo formativo e o sentido do Programa Formancipa (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) no município de Novo Gama-GO. Para tanto, a pesquisa optou por contextualizar os aspectos socioeconômicos do Estado de Goiás, especificamente do município de Novo Gama, e compreender o papel do Programa de Extensão e conhecer o atual cenário do Ensino Médio no Brasil por meio de dados estatísticos e suas perspectivas e desafios. O estudo foi embasado teoricamente pelo enfoque da Educação no Brasil atual com centralidade nas informações, perspectivas e desafios do Ensino Médio; por breve contextualização da Educação no Estado de Goiás, em específico no município de Novo Gama, e pela concepção do Programa de Extensão e Ação Contínua (PEAC) FORMANCIPA. Utilizou-se de dados secundários sobre as estatísticas acerca do Ensino Médio no Brasil e sua vinculação com matrícula, frequência e mercado de trabalho. Fez-se uso de análise documental em materiais produzidos pelo Programa de Extensão e de entrevista semiestruturada com um membro do movimento social parceiro do Formancipa, intitulado SERPAJUS – Serviço de Paz, Justiça e Não-Violência do Novo Gama. Constatou-se a efetiva contribuição do Programa para a elevação da escolaridade no município de Novo Gama e para maior pertencimento territorial dos participantes e moradores da cidade.
Abstract: The main goal of the following work is to comprehend the restructure of High school, the graduation process and the direction of the Formancipa program (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) in the county of Novo Gama-GO. To do so, the research has opted to contextualise the socio-economics aspects from the State of Goiás, specifically from the county of Novo Gama, and understand the role of the extension, and get to know the actual scenario of High Schools in Brazil, through statistical data and its perspectives and challenges. The study was theoretically based on the focus on actual Brazilian status of education, centering the attention on the information, perspective and challenges of High School, also on the brief contextualization of education in the State of Goiás, specificaly in the County of Novo Gama, and by the extension program conception of (PEAC) FORMANCIPA. The study used secondary data about the Brazilian High School statistics and its linkage to registration, frequency and the Work market. It was also used a document analysis in projects produced by the Extension program, and a semi-structured interview with a member of the SERPAJUS (Serviço de Paz, Justiça e Não-Violência do Novo Gama) social movement, which is a FORMANCIPA partner. It was stablished that the contribution of the program in order to elevate the education level in the county of Novo gama and its territorial belonging of the participants and Inhabitants is indeet effective.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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