Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielFerreiraMourao.pdf224,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito sunk cost : a influência dos custos perdidos aplicado em empresários da área de fast food
Autor(es): Mourão, Gabriel Ferreira
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Tomada de decisão
Contabilidade de custo
Efeito sunk cost
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: MOURÃO, Gabriel Ferreira. Efeito sunk cost: a influência dos custos perdidos aplicado em empresários da área de fast food. 2014. 33 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Na tomada de decisão, o gestor tem de escolher continuar ou não um projeto, que necessite de mais aplicação de recursos. Quando a decisão é influenciada pelo montante já investido no projeto caracteriza-se o efeito dos custos perdidos (sunk cost). Não deve-se levar em consideração os custos passados, pois estes custos são irrelevantes para uma decisão futura, não podendo ser mais recuperados. Este trabalho tem o objetivo de verificar se os empresários da área de fast food sofrem influência dos custos perdidos em suas decisões, e ainda, verificar se as características dos entrevistados (gênero, idade, formação acadêmica, função na empresa, tempo de experiência e tempo de existência da empresa) podem exercer influência em suas decisões. Para isso foi realizado um questionário contendo situações hipotéticas relacionadas com o ramo da atividade dos respondentes, este questionário contém quatro questões fechadas e uma aberta. Foram aplicados 17 questionários, na cidade de Brasília, com empresários do ramo de fast food. Os resultados obtidos comprovam que a maioria dos empresários é bastante influenciada pelo valor do custo perdido, sendo o montante já investido o principal motivador dessa decisão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons