Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13592
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarolinaOliveiraMayerhoferSantos.pdf474,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da percepção da informação contábil na redução da taxa de mortalidade das empresas : um estudo com gestores de micro e pequenos negócios
Autor(es): Santos, Carolina Oliveira Mayerhofer
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Micro e pequenas empresas
Informação contábil
Gestores - estratégias defensivas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: SANTOS, Carolina Oliveira Mayerhofer. Efeitos da percepção da informação contábil na redução da taxa de mortalidade das empresas: um estudo com gestores de micro e pequenos negócios. 2014. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Em 2013, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) constatou em um estudo sobre o Índice de Sobrevivência dos Micro e Pequenos Negócios que esses empreendimentos estão sobrevivendo cada vez mais no mercado. Diante da importância que a Informação Contábil agrega à tomada de decisões e à gestão de Negócios, fez-se oportuna a análise acerca da compreensão da Informação Contábil na Gestão de Pequenos Negócios e como ela pode estar vinculada a esse atual quadro de atuação das MPE’s no Mercado. O objetivo do presente estudo consiste no estudo da percepção da relevância da Informação Contábil para os gestores de MPEs com enfoque gerencial. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários a 50 Gestores de Micro e Pequenos Negócios, em Escala Likert de cinco pontos, com questões envolvendo o nível de compreensão sobre termos relacionados às Demonstrações Contábeis, Utilização das Informações Contábeis em Processos gerenciais, tais como tomadas de decisões, e Relacionamento com o Contador da empresa. Concluiu-se que existe uma relevante influência da informação fornecida pela Contabilidade na Gestão de MPEs, porém, parte dessas informações são compreendidas de maneira incompleta ou superficial. Mesmo assim, são utilizadas como ferramentas em processos decisórios.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons