Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThaisAntonoffdosSantos.pdf3,07 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRocha, Maria Zélia Borba-
dc.contributor.authorSantos, Thais Antonoff dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Thais Antonoff dos. Educação e comunicação de massa: ideologia subjacente à novela rebelde. 2014. xi, 134 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo identificar a ideologia subjacente à novela Rebelde e especificar a cultura escolar, o estilo de vida e o comportamentos inculcados pela novela por meio da análise dos 215 capítulos da primeira temporada da mesma. Para tanto, foi utilizado o referencial teórico-metodológico do pensamento clássico alemão da sociologia mannheimiana, modernizado por Thompson (2011). A Hermenêutica de Profundidade foi aplicada por meio da análise formal para identificar padrões de comportamento, relações e regras representadas ao longo da trama por intermédio do comportamento das personagens, das frases ditas no início de cada capítulo, do cenário, da trilha sonora e do figurino utilizados. A pesquisa identificou que a primeira temporada da novela transmite os seguintes componentes ideológicos: cultura escolar do combate ao ensino tradicional; espetáculo como estilo de vida; hedonismo e discriminação por classes como comportamento inadequado; comportamento rebelde como inerente à juventude.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação e comunicação de massa : ideologia subjacente à novela rebeldeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-07-08T21:03:55Z-
dc.date.available2016-07-08T21:03:55Z-
dc.date.issued2016-07-08T21:03:55Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13581-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectComunicaçãoen
dc.subjectComunicação de massaen
dc.subjectComunicação de massa - audiênciaen
dc.subjectIdeologiaen
dc.subjectComunicação escolaren
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons