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Título: Educação e comunicação de massa : ideologia subjacente à novela rebelde
Autor(es): Santos, Thais Antonoff dos
Orientador(es): Rocha, Maria Zélia Borba
Assunto: Comunicação
Comunicação de massa
Comunicação de massa - audiência
Ideologia
Comunicação escolar
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 8-Jul-2016
Referência: SANTOS, Thais Antonoff dos. Educação e comunicação de massa: ideologia subjacente à novela rebelde. 2014. xi, 134 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo identificar a ideologia subjacente à novela Rebelde e especificar a cultura escolar, o estilo de vida e o comportamentos inculcados pela novela por meio da análise dos 215 capítulos da primeira temporada da mesma. Para tanto, foi utilizado o referencial teórico-metodológico do pensamento clássico alemão da sociologia mannheimiana, modernizado por Thompson (2011). A Hermenêutica de Profundidade foi aplicada por meio da análise formal para identificar padrões de comportamento, relações e regras representadas ao longo da trama por intermédio do comportamento das personagens, das frases ditas no início de cada capítulo, do cenário, da trilha sonora e do figurino utilizados. A pesquisa identificou que a primeira temporada da novela transmite os seguintes componentes ideológicos: cultura escolar do combate ao ensino tradicional; espetáculo como estilo de vida; hedonismo e discriminação por classes como comportamento inadequado; comportamento rebelde como inerente à juventude.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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