Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SterfsonRennesAlvesSousa.pdf874,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Índices financeiros versus volatilidade histórica de 13 empresas do setor de construção, engenharia e transporte no ano de 2012
Autor(es): Sousa, Sterfson Rennes Alves
Orientador(es): Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de
Assunto: Demonstrações contábeis
Indicadores econômicos
Empresas - avaliação
Empresas - volatilidade histórica
Volatilidade histórica
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 8-Jul-2016
Referência: SOUSA, Sterfson Rennes Alves. Índices financeiros versus volatilidade histórica de 13 empresas do setor de construção, engenharia e transporte no ano de 2012. 2014. 33, [2] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a volatilidade histórica das ações de 13 empresas do setor de construção, engenharia e transporte do mercado de capitais brasileiro e sua correlação com três índices financeiros: liquidez geral, endividamento e retorno sobre patrimônio líquido médio, utilizando os quatro trimestres do ano de 2012. A volatilidade histórica é uma variável que mede a oscilação dos preços dos ativos em um determinado período e que pode ser associada ao risco de investir em cada ativo. Foi utilizado o cálculo do coeficiente de Pearson para verificar se houve relação entre os três índices e a volatilidade histórica das empresas citadas. Concluiu-se que o índice de endividamento foi o que apresentou maior quantidade de correlações fortes e negativas. O índice de retorno sobre PL foi o que apresentou maior dispersão de correlações. O indicador de liquidez apresentou poucas correlações fortes, a maioria foi positiva e fraca ou moderada. Notou-se que em algumas empresas a força da correlação obtida entre o indicador de liquidez e a volatilidade foi mantida para o índice de endividamento, alterando-se apenas o sinal do coeficiente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons